Caminho para escola: mobilidade e acessibilidade na percepção dos alunos do IFSP - Campus Suzano

Authors

  • Henrique Santos Apocalypse Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.
  • Gabriel Iauci Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Leandro de Souza Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.
  • William de Paula Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano. http://orcid.org/0000-0001-6470-3977
  • Adriano Maniçoba da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.

Keywords:

acessibilidade, mobilidade, trajeto para escola, violência.

Abstract

Acessibilidade à escola é premissa básica para garantir o direito à educação assegurada pela Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O objetivo deste trabalho é identificar e quantificar os principais problemas relacionados a mobilidade e acessibilidade no trajeto para a escola na percepção dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) do campus Suzano. Trata-se de uma pesquisa de levantamento descritiva, utilizando questionário como técnica de coleta de dados. Os resultados apontam como principal dificuldade a violência, em função do número elevado de estudantes que já foram assaltados e as condições inadequadas dos pontos de parada de ônibus. Desta forma, esta pesquisa pode auxiliar na formulação de políticas públicas de acessibilidade e mobilidade no caminho para escola.

Author Biographies

Henrique Santos Apocalypse, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.

Técnico em administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.

Gabriel Iauci Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Técnico em administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.

Leandro de Souza Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.

Técnico em administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.

William de Paula Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.

Doutorando em Engenharia Industrial pela Escola Politécnica de Montreal - PolyMTL (Canadá). Mestre em Engenharia Industrial pela Tallinn University of Technology - TUT (Estônia, 2012) e Royal Institute of Technology - KTH (Suécia, 2013). Pós-Graduado em Gestão Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2010). Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (2008). Técnico em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência da produção, atuando principalmente nas linhas: Lean Six Sigma; Tecnologia de Processos Industriais; Pesquisa Operacional Aplicada.

Adriano Maniçoba da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade do Litoral Sul Paulista (2005), mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos (2008) e doutorado em Administração pela FEA/USP (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano. Tem experiência na liderança e participação em projetos de pesquisa e iniciação científica na área de Administração, com ênfase em Produção e Operações, Logística, Economia das Organizações e Economia da Educação. Tem trabalhos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais. É ainda parecerista de periódicos e eventos internacionais. Recentemente, tem atuado na área de Operações Comportamentais.

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Published

2019-01-30

Issue

Section

ARTIGO