A motivação para aprender e a atividade docente: elementos para uma experiência pedagógica significativa
Palavras-chave:
Psicologia, educaçãoResumo
A educação enquanto lugar privilegiado no processo de humanização envolve um vasto conjunto de forças que a fazem dinamicamente acontecer. Neste sentido, a motivação opera enquanto elemento impulsionador da ação educativa. Partindo deste entendimento, próprio da interface entre a psicologia e a educação o presente artigo tem por objetivo discutir a tese de que o fenômeno da motivação apresenta-se como um relevante eixo articulador da atividade docente. O estudo constituiu-se a partir dos encaminhamentos da pesquisa qualitativa de base exploratória e bibliográfica. Enquanto resultados ressaltamos a estreita relação entre a prática docente e a promoção de ambientes de aprendizagem favoráveis ou não a emergência da motivação dos estudantes. Os elementos teóricos utilizados como referências compreenderam as chamadas teorias da motivação de conteúdo aliado as reflexões sobre a profissão docente a partir de Maurice Tardif. Concluímos que as teorias da motivação apresentam-se como instrumentos teoricos-práticos imprescindíveis a prática docente e a construção de ambientes pedagógicos significativos.
PALAVRAS-CHAVE: motivação, prática docente, ambientes de aprendizagem, formação escolar.
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