Caracterização in silico da gp63 de Leishmania amazonensis

Autores

  • Paulo Henrique Matayoshi Calixto Professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Doutorando em Medicina Tropical e Infectologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.
  • Fabio Rodrigues Trindade Professor na Universidade Federal do Amapá.
  • Anapaula Martins Mendes Professora na Universidade Federal do Amapá.
  • Leonardo da Rocha Sousa Instituto Federal do Piauí, campus Teresina-Central.
  • Josemar José da Silva Júnior Instituto Federal do Piauí.

Resumo

A gp63 é um dos principais fatores de virulência em Leishmania. É responsável por auxiliar a sobrevivência, nutrição e replicação do parasito. O objetivo deste trabalho foi gerar e caracterizar a estrutura tridimensional da gp63 de L. amazonensis (Lagp63). A geração do modelo estrutural foi realizado por modelagem comparativa, empregando o programa Modeller, a partir da sequência de aminoácidos da Lagp63 depositada no GenBank. Os resultados obtidos apontaram que a Lagp63 possui todos os elementos necessários para o processamento pós-traducional e de funcionamento. A estrutura da Lagp63 apresentou as mesmas características estruturais da proteína molde, gp63 de Leishmania major (Lmgp63). O alinhamento entre as estruturas de Lagp63 e Lmgp63 revelou grande conservação estrutural, sobretudo das regiões onde está localizado o sítio catalítico. O estudo das cargas parciais aponta a mesma distribuição das cargas de superfície, indicando que ambas as proteínas possam clivar os mesmos substratos. Por fim, a dinâmica molecular apontou que a Lapg63 é estável, tanto do ponto de vista estrutural, quanto de compacidade. De acordo com os resultados, sugerimos que a Lagp63 seja um excelente alvo para o tratamento profilático e/ou curativo da LTA, através do desenho racional de fármacos baseado na estrutura gerada.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Matayoshi Calixto, Professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Doutorando em Medicina Tropical e Infectologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Biomédico, formado pela Universidade de Uberaba. Mestre e Doutorando em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi professor efetivo do magistério superior na Universidade Federal do Amapá. Foi professor efetivo do curso técnico de Análises Clínicas do Instituto Federal do Piauí, campus Teresina Central. Atualmente, é professor  Instituto Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-09-20

Edição

Seção

ARTIGO