Caracterização in silico da gp63 de Leishmania amazonensis
Abstract
A gp63 é um dos principais fatores de virulência em Leishmania. É responsável por auxiliar a sobrevivência, nutrição e replicação do parasito. O objetivo deste trabalho foi gerar e caracterizar a estrutura tridimensional da gp63 de L. amazonensis (Lagp63). A geração do modelo estrutural foi realizado por modelagem comparativa, empregando o programa Modeller, a partir da sequência de aminoácidos da Lagp63 depositada no GenBank. Os resultados obtidos apontaram que a Lagp63 possui todos os elementos necessários para o processamento pós-traducional e de funcionamento. A estrutura da Lagp63 apresentou as mesmas características estruturais da proteína molde, gp63 de Leishmania major (Lmgp63). O alinhamento entre as estruturas de Lagp63 e Lmgp63 revelou grande conservação estrutural, sobretudo das regiões onde está localizado o sítio catalítico. O estudo das cargas parciais aponta a mesma distribuição das cargas de superfície, indicando que ambas as proteínas possam clivar os mesmos substratos. Por fim, a dinâmica molecular apontou que a Lapg63 é estável, tanto do ponto de vista estrutural, quanto de compacidade. De acordo com os resultados, sugerimos que a Lagp63 seja um excelente alvo para o tratamento profilático e/ou curativo da LTA, através do desenho racional de fármacos baseado na estrutura gerada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.