Aplicação do princípio da economicidade na administração pública federal através da utilização de tecnologias web para aplicação de avaliações de múltipla escolha.
Palabras clave:
Administração Pública, Principio da Economicidade, Avaliação Escolar, Tecnologias Web.Resumen
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória realizada envolvendo a utilização de tecnologias web gratuitas como auxiliares nas etapas de elaboração e correção de avaliações escolares. A pesquisa teve como objetivo analisar a redução do material de consumo utilizado bem como o tempo dedicado às correções das avaliações. As tecnologias utilizadas foram o Google Formulários em conjunto com o script Flubaroo, disponível para o navegador Chrome, para automatizar o processo de correção de avaliações no formato de múltipla escolha. Ao todo participaram quatro turmas do Ensino Médio Integrado e uma turma do Ensino Técnico Subsequente, ambas do IFPE Campus Garanhuns, com uma média de 130 alunos. A aplicação de avaliações online ocorreram durante as duas primeiras unidades do primeiro semestre de 2015, incluindo as respectivas atividades de recuperação e testes e demonstraram uma redução de 100% na utilização do material de consumo bem como do tempo gasto para correção das avaliações.
Citas
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 10 de set. 2015.
BRASIL. Lei nº 12.772 de 28 de dezembro 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm> Acesso em: 10 de out. de 2014.
CITADINI, A. R. A economicidade nos gastos públicos. Disponível em: <http://www.citadini.com.br/artigos/oesp8904.htm> Acesso em: 30 de out. 2015.
FLUBAROO OVERVIEW. Disponível em: <http://www.flubaroo.com/flubaroo-user-guide>. Acesso em 15 de jan. de 2014.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
IFPE. Organização Acadêmica (2014). Organização Acadêmica Institucional. Recife, PE. Pró-reitoria de Ensino. Disponível em: <http://portal.ifpe.edu.br/Beehome/resources/cont/storage/idPublic/MTIyNDM7MTQyNjEwMzQ0MjAwMA==> Acesso em: 10 de set. 2015.
MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Ed. Malheiros, 2002.
ROSA, E. Princípio da economicidade. Disponível em: <http://www.direitolegal.org/artigos/principio-da-economicidade/> Acesso em: 01 de set. 2015.
SENAC, DN. Planejamento e avaliação: subsídios para a ação docente. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.