Trabalho docente e seus sentidos no ensino superior: contribuições de uma revisão de literatura

Autores/as

  • Melissa Cordeiro Torres Galindo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)
  • Marcizo Veimar Cordeiro Viana Filho Faculdade do Maciço do Baturité - FMB
  • Roberta da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Regina Heloísa Mattei de Oliveira Maciel Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Tereza Glaucia Rocha Matos Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Palabras clave:

Docentes, Ensino Superior, Sentidos do trabalho, Revisão de Literatura

Resumen

 O objetivo desse artigo foi analisar as pesquisas sobre sentidos/significados do trabalho para professores de Ensino Superior no Brasil, no período de 2004 a 2014. Após a análise de conteúdo (Bardin, 2011), foram identificadas, apresentadas e discutidas quatro categorias temáticas: fatores que dão sentido ao trabalho docente no Ensino Superior; fatores que tornam sem sentido o trabalho docente no ensino superior; mudanças de sentido do trabalho docente no ensino superior; questões de gênero e raça associadas aos sentidos do trabalho docente superior.

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Publicado

2017-09-20

Número

Sección

ARTIGO