Motivação no trabalho em meio à pandemia do covid-19

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Percepção do trabalho, Qualidade de vida no trabalho

Resumo

O surgimento de uma nova pandemia mundial causado pelo Vírus Covid-19, veio modificar as dinâmicas sociais, do qual também está inserido o trabalho. A motivação no ambiente de trabalho é um assunto explorado por diversos pesquisadores, por que, os fatores intrínsecos a motivação causam grandes impactos dentro da organização, sendo esses positivos quando bem explorados ou negativos quando passam a ser negligenciados. Esse estudo busca analisar a percepção de motivação de diversos trabalhadores em meio à pandemia do Covid-19. A metodologia se baseou na aplicação de um formulário compondo 12 perguntas a cerca da percepção de motivação do trabalhador em relação às mudanças no ambiente de trabalho devido à pandemia, sendo esta pesquisa enviada através de aplicativos. Os resultados apresentaram que um grande número de trabalhadores teve suas dinâmicas de trabalho alteradas, prejudicando a produtividade, renda, concentração, entre outros fatores, o que reflete diretamente em perdas motivacionais em relação ao trabalho.

Biografia do Autor

Allan Jayson Nunes Melo, IFPE

Possui Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco- UPE (2020), Especialização em Estratégias Logísticas pelo IFPE (2020), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2016) e Cursando Especialização em Sustentabilidade Urbana no IFPE. Atualmente Professor convidado da UNIFG. Possui experiência no ensino presencial e remoto através do uso de Aplicativos digitais e Metodologias Ativas. As principais áreas de atuação são hidrologia, gestão de recursos hídricos, meio ambiente e estudos de gestão e logística aplicados a construção civil.

Valquíria Jaques Andrade, IFPE

Especialista em Gestão de Pessoas, especialista em Gestão Estratégica em Logística. Graduada em Administração com Habilitação em Marketing. Tem experiência como Docente em Cursos técnicos, graduação e pós-graduação na área de Gestão. Também tem experiência com aulas EAD.

Adriana de Fátima Valente Bastos, IFPE

Professora efetiva no Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Marketing no Interesse Social (MIS). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV / EAESP (2019) na linha de pesquisa estratégias de marketing. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB / PPGA (2013), com área de concentração gestão organizacional e linha de pesquisa em marketing e sociedade. Possui graduação em Administração pela UFPB (2010). Tem pesquisado nas áreas de Marketing Social, Macromarketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa Transformativa do Consumidor.

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Publicado

2025-10-13

Edição

Seção

ARTIGO