A motivação para aprender e a atividade docente: elementos para uma experiência pedagógica significativa

Autores

  • Marcio Carneiro de albuquerque IFPE, Campus Garanhuns
  • Gilmara Ferreira de Araújo UPE, Campus Mata Norte

Palavras-chave:

Psicologia, educação

Resumo

A educação enquanto lugar privilegiado no processo de humanização envolve um vasto conjunto de forças que a fazem dinamicamente acontecer. Neste sentido, a motivação opera enquanto elemento impulsionador da ação educativa. Partindo deste entendimento, próprio da interface entre a psicologia e a educação o presente artigo tem por objetivo discutir a tese de que o fenômeno da motivação apresenta-se como um relevante eixo articulador da atividade docente. O estudo constituiu-se a partir dos encaminhamentos da pesquisa qualitativa de base exploratória e bibliográfica. Enquanto resultados ressaltamos a estreita relação entre a prática docente e a promoção de ambientes de aprendizagem favoráveis ou não a emergência da motivação dos estudantes. Os elementos teóricos utilizados como referências compreenderam as chamadas teorias da motivação de conteúdo aliado as reflexões sobre a profissão docente a partir de Maurice Tardif. Concluímos que as teorias da motivação apresentam-se como instrumentos teoricos-práticos imprescindíveis a prática docente e a construção de ambientes pedagógicos significativos.  

PALAVRAS-CHAVE: motivação, prática docente, ambientes de aprendizagem, formação escolar.

Biografia do Autor

Marcio Carneiro de albuquerque, IFPE, Campus Garanhuns

Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia do Recife (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Possui experiência na área de Educação e Psicologia. Possui projeto de pesquisa em andamento cadastrado junto a PROPESQ IFPE.

Gilmara Ferreira de Araújo, UPE, Campus Mata Norte

Possui graduação em Ciências biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (2002),especialização em Microbiologia pela Faculdade Frassinetti do Recife(2004) e Mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco(2008). Atualmente é Professora visitante da Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte com ensino na graduação e na pós-graduação. Ministra aulas em Citologia e Práticas Pedagógicas , com ênfase em elaboração de projeto de pesquisa para o trabalho de conclusao de curso na graduação e microbiologia dos alimentos na pós-graduação em microbiologia geral. Além de ter experiência na área de Microbiologia , com ênfase em Micologia.

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Publicado

2017-09-20

Edição

Seção

ARTIGO