Análises de Mudanças na Paisagem nas Margens do Lago da Barragem do Rio da Dona a partir do uso de Técnicas do Sensoriamento Remoto
Palavras-chave:
Geografia, Mudanças na Paisagem, Sensoriamento Remoto, Índices de VegetaçãoResumo
No final da década de 1990 foi construída uma barragem para retenção de água no médio curso do leito principal do rio da Dona para abastecimento da cidade de Santo Antonio de Jesus (BA), pois o reservatório de água superficial anterior não conseguia mais atender a demanda de sua população. O objetivo principal deste trabalho é analisar as mudanças na paisagem no entorno do atual lago da barragem do rio da Dona que se formou depois de sua construção, identificando as principais transformações relacionadas ao solo e, especialmente, a cobertura vegetal. Os procedimentos metodológicos estão associados ao uso de técnicas do Sensoriamento Remoto a partir da análise dos NDVI, SAVI e IAF, além da análise do Albedo Planetário. A análise dos dados coletados permitiram observar que no entorno da barragem do rio da Dona houve um aumento do solo exposto com pouca vegetação nas margens do lago, que sinaliza o avanço da erosão e uma diminuição da vegetação densa. O acompanhamento rigoroso das transformações que ocorrem na paisagem do entorno do lago de uma barragem é fundamental para minimização de impactos ambientais e verificação do respeito e cumprimento à legislação ambiental existente em nosso país.
Referências
ELACHI, Charles; VAN ZYL, Jakob. Introduction to the physics and techniques of remote sensing. 2. ed. Hoboken (N.J.): John Wiley & Sons, 2006.
OLIVEIRA, T. H.; GALVÍNCIO, J. D.; SILVA, J. S.; SILVA, C. A. V.; SANTIAGO, M. M.; MENEZES, J. B.; SILVA, H. A.; PIMENTEL, R. M. M. Avaliação da Cobertura Vegetal e do Albedo da Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó com Imagens do Satélite Landsat 5. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 14. (SBSR), 2009, Natal. Anais... São José dos Campos: INPE, 2009. p. 2865-2872. DVD, On-line. ISBN 978-85-17-00044-7. Disponível em: <http://urlib.net/dpi.inpe.br/sbsr@80/2008/11.18.02.00>. Acesso em: 07 jul. 2010.
OLIVEIRA, Tiago H. Balanço de radiação da bacia hidrográfica do Rio Moxotó-PE através de imagens TM LANDSAT-5 e ETM LANDSAT-7. 2009. 71 f. Monografia (Bacharelado em Geografia) – CFCH/DCG/UFPE, Recife, 2009.
PITA, Cristina S. Replantio de matas ciliares. Jornal A Tarde, Salvador, 28 de maio de 2007.
SANTIAGO, M. M.; SILVA, H. A.; GALVÍNCIO, J. D.; OLIVEIRA, T. H. Análise da Cobertura Vegetal Através dos Índices de Vegetação (NDVI, SAVI e IAF) no entorno da barragem do Botafogo-PE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 14. (SBSR), 2009, Natal. Anais... São José dos Campos: INPE, 2009. p. 3003-3009. DVD, On-line. ISBN 978-85-17-00044-7. Disponível em: <http://urlib.net/dpi.inpe.br/sbsr@80/2008/11.18.02.18>. Acesso em: 07 jul. 2010.
SILVA, B. B. da; MENDONÇA, J. C. Determinação da evapotranspiração com imagens LANDSAT 5 – TM e SEBAL. In: XV CBA – Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, Aracaju, 3 a 5 de jul. 2007
VEISSID, N.; PEREIRA, E. B. Estimativa do albedo planetário empregando dados do experimento célula solar do satélite brasileiro SCD2. Revista Brasileira de Geofísica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 25-38, mar., 2000. disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbg/v18n1/5878.pdf> Acesso em: 10 de jul. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.