Levantamento do Erro Experimental Relativo aos Parâmetros Ambientais de uma Câmera de Infravermelho na Gravação do Resfriamento de Amostras de Gesso
Palavras-chave:
TRASNFERÊNCIA DE CALORResumo
A termografia por infravermelho é uma técnica de ensaio não-destrutivo onde se obtém imagens térmicas de objetos, sejam eles equipamentos ou pessoas. Os termogramas resultantes dessa técnica podem ser utilizados em análises qualitativas e quantitativas. Nestas é fundamental o conhecimento da ordem de grandeza dos erros envolvidos no processo de medição. O objetivo principal deste trabalho é quantificar o erro experimental relativos aos parâmetros ambientais do experimento que podem estar presentes no registro termográfico de temperaturas. A metodologia consiste em registrar o resfriamento natural de duas amostras de gesso utilizando-se uma câmera de infravermelho. As informações das temperaturas superficiais dessas amostras são processadas em função da temperatura média, que representam a distribuição de temperatura superficial. Três experimentos foram realizados com cada uma das amostras para que fossem calculados os desvios padrões. Os valores de erro ficaram abaixo do estabelecido pelo fabricante da câmera de infravermelho. Fato que mostra a importância do estudo dos erros envolvidos no processo de medição quando as informações dos termogramas forem utilizadas em análises quantitativas.
Referências
DA SILVA, R. N. T. . Estudo da Termografia por Infravermelho: Aplicações na Engenharia e Determinação de Parâmetros Termofísicos e Geométricos de Materiais. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
ARAÚJO, M. C.; LIMA, R. C. F.; MAGNANI, F. S.; SANTOS, F. G. S.; DA SILVA, R. N. T. Uma Investigação Preliminar da Possibilidade de Utilização de Câmera de Infravermelho para Detecção de Diferentes Patologias em Clima Tropical. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA, 20, 2006. São Pedro-SP: Anais do CBEB 2006.
BALARAS, C. A.; ARGIRIOU, A. A. Infrared thermography for building diagnostics. Energy and Buildings, v. 34, n. 2, p. 171–183, fev. 2002.
BARREIRA, E. S. B. M. Aplicação da termografia ao estudo do comportamento higrotérmico dos edifícios. 15 fev. 2012.
DA SILVA, R. N. T. . Estudo da Termografia por Infravermelho: Aplicações na Engenharia e Determinação de Parâmetros Termofísicos e Geométricos de Materiais. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
DA SILVA, R. N. T. ; MAGNANI, F. S. ; HORA, A. L. A. . SENSITIVITY ANALYSIS APPLIED IN ESTIMATION OF GEOMETRIC PARAMETERS FROM DATA OBTAINED BY INFRARED THERMOGRAPHY DURING SAMPLE COOLING. In: 13th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2010, Uberlandia. Proceedings of ENCIT 2010, 2010.
FLIR Systems, ThermaCAMTM S45, Manual do operador, abril 2005, publ. n° 1 558 007.
GONZ, D. et al. Infrared image processing and data analysis. v. 46, p. 75–83, 2004.
HOLST, G. C., Common Sense Approach to Thermal Imaging. SPIE Optical Engineering Press, Washington, 2000.
HUDA, A. S. N.; TAIB, S. Application of infrared thermography for predictive/preventive maintenance of thermal defect in electrical equipment. Applied Thermal Engineering, v. 61, n. 2, p. 220–227, nov. 2013.
MINKINA, W.; DUDZIK, S. Infrared Thermography. Chichester, UK: John Wiley & Sons, Ltd, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.