Estágio supervisionado: uma contribuição à prática docente em geografia na educação básica

Autores

Palavras-chave:

experiência exitosa, educação ambiental, ensino, geografia

Resumo

O presente artigo objetiva-se relatar experiência exitosa no ensino de geografia durante atividades do estágio supervisionado no período de 2015.2. A atividade consistiu na elaboração de um simulador de erosão portátil para fins de educação ambiental baseado no modelo da EMBRAPA SOLOS (2009). O trabalho foi realizado na Escola Estadual Major Lélio, situada no município de Camaragibe, Pernambuco. Pode-se perceber que a geografia, em seu processo de institucionalização como área do conhecimento, veio consolidando sua posição como uma ciência que busca conhecer e explicar as múltiplas interações entre as ciências. Isto, coloca-se a necessidade de compreender essa realidade espacial, natural e social, não de uma forma fragmentada, mas como uma totalidade dinâmica. O estágio contribuiu para interação no ambiente escolar, para promover reflexão sobre experiências, planejamento e prática pedagógica, bem como proporcionar pesquisa no âmbito da gestão da educação e do ensino possibilitando adquirir saberes sobre a vivência docente. As atividades aqui descritas foram realizadas com os alunos do 6º ano do ensino fundamental da educação básica. Nessa concepção, o simulador de erosão portátil para fins de educação ambiental corroborou para o aprendizado dos estudantes, de forma didática e lúdica contribuiu para que os conteúdos relacionados fossem compreendidos pelos educandos.

Biografia do Autor

Izaldo Pedro Silva, Instituto Federal de Pernambuco

Possui em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Pernambuco (2016), Foi membro da Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Pernambuco conforme portaria nº 678/2016-GR. Possui experiência na área administrativa e pedagógica na educação básica de nível médio técnico e tecnológico. É professor de Geografia nos anos finais, Educação de Jovens e Adulto e Ensino Médio. Tem experiência na área de Geografia da natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, organização, conservação de ecossistemas e avaliação do potencial agrícola.

Referências

ALVARADO PRADA, L. E; LONGAREZI, M. A. Aprendizagem docente na formação continuada de professores em serviço. In: Educação: Tendências e desafios de um campo em movimento. 9º Encontro de Pesquisas em Educação da Região Centro-Oeste / ANPED. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei no 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 10 Set. 2014.

BRASIL. Utilização de um simulador de erosão como ferramenta de educação ambiental. Gabriel Avelar Miranda ... [et al.]. -- Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2010.

CABRAL, Vilmara Luiza Almeida, ANGELO, Cristiane Borges, Reflexões sobre a importância do estágio supervisionado na Prática docente -VI EPBEM–Monteiro, PB - 09, 10 e 11 de novembro de 2010.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlo. Et al. Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. 7 Ed, Campinas. São Paulo. Papirus, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35 Ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996.

KAERCHER, André Nestor. Desafios e utopias no ensino de geografia. 3ª Ed. EDUNISC, Santa Cruz do Sul. 1998, 2003.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista da Ande, (10): 47-49, São Paulo, 1986.

PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p.5-24, 2005/2006.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7 Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SEVERINO, A.J. Competência técnica e sensibilidade ético-política: o desafio da formação de professores. Cadernos FEDEP. Fórum Estadual de Defesa da Escola Pública. São Paulo, n. 1, fev.2002.

VESENTINI, José William. (org). O ensino de geografia no século XXI. Campinas. São Paulo, 2007.

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

ARTIGO