M- Learning no Ensino Técnico de Química: Classificação e Avaliação de Aplicativos Móveis.

Autores/as

  • Marcos Antonio Pessôa Leite Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
  • Sarah Jackelliny da Silva Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE

Palabras clave:

m-learning, aplicativos móveis, química, Ensino Técnico

Resumen

O uso das tecnologias móveis na educação (m-learning) é uma área em expansão que agrega mobilidade, ubiquidade e aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar, este artigo tem como objetivo auxiliar pedagogicamente o professor do Ensino Técnico de Química na utilização da m-learning  escolhendo  o aplicativo móvel que melhor se adeque ao propósito de suas aulas, para tanto, são descritas as taxonomias das formas de uso da m-learning que  posteriormente são utilizadas para classificar  os aplicativos comerciais desenvolvidos para o sistema Android disponíveis na Google Play Store. No final observou-se que, apesar da variedade de aplicativos encontrados, nenhum deles foi desenvolvido especificamente para o ensino técnico.  

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Pessôa Leite, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Campus Garanhuns

Sarah Jackelliny da Silva Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE

UAG-UFRPE

Citas

BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BEHAR, Patricia Alejandra; PASSERINO, Liliana Maria. Recursos pedagógicos para dispositivos móveis: uma análise com foco na matemática. RENOTE, v. 8, n. 3, 2010. Disponível em http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/18092/10668 acesso em 12 de Nov. 2014.

BRASIL. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA. . SIPS- sistema de Indicadores de Percepção social: Serviços de Telecomunicações. Brasília: IPEA, 2014. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=21678&catid=9&Itemid=8>. Acesso em: 13 mar. 2014.

BRASIL. Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio- PNAD: Acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Acesso_a_internet_e_posse_celular/2011/PNAD_Inter_2011.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2013.

COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. São Paulo: Artmed, 2010.

DEEGAN, Robin; ROTHWELL, Paul. A Classification of M-Learning Applications from a Usability Perspective. Journal Of The Research Center For Educational Technology. Spring, p. 16-27. 01 abr. 2010. Disponível em: <http://www.rcetj.org>. Acesso em: 15 jul. 2013.

EXAME. App Store atinge 1 milhão de apps aprovados. 2012. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/app-store-atinge-1-milhao-de-apps-aprovados>. Acesso em: 10 dez. 2014.

FELKER, Donn; DOBBS, Joshua. Android Application Development For Dummies. Hoboken, Nj: Wiley Publishing, Inc., 2011

MOORE, Michael G.. Theory of transactional distance. 1993. Disponível em: <http://www.c3l.uni-oldenburg.de/cde/support/readings/moore93.pdf>. Acesso em: 07 out. 2013.

NAISMITH, Laura et al. Literature Review in Mobile Technologies and Learning. Birmingham: Futurelab, 2004. (FUTURELAB SERIES). Disponível em: <http://www2.futurelab.org.uk/resources/documents/lit_reviews/Mobile_Review.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013.

NICHELE, Aline Grunewald; Schlemmer, Eliane -Tablets no ensino de química nas escolas brasileiras [Em linha] : investigação e avaliação de aplicativos. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. p. 1-15. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/3100 acesso em 21 de out. 2014.

PARK, Yeonjeong. A pedagogical framework for mobile learning: Categorizing educational applications of mobile technologies into four types. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 12, n. 2, p. 78-102, 2011. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/791/1699>. Acesso em: 27 set. 2013.

PATTEN, Bryan et al. Designing collaborative, constructionist and contextual applications for handheld devices. Computers & Education. Annapolis, p. 294-308. 01 maio 2006. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/journal/03601315/46>. Acesso em: 19 jul. 2013.

STRATEGY ANALYTICS. Android Captured Record 85 Percent Share of Global Smartphone Shipments in Q2 2014. 2014. Disponível em: <http://blogs.strategyanalytics.com/WSS/post/2014/07/30/Android-Captured-Record-85-Percent-Share-of-Global-Smartphone-Shipments-in-Q2-2014.aspx>. Acesso em: 20 nov. 2014.

UNESCO. UNESCO policy guidelines for mobile learning.França: Unesco, 2013. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2013.

Publicado

2017-09-20

Número

Sección

ARTIGO