Percepção dos concludentes do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) acerca de sua formação acadêmica a distância

Autores/as

  • Mário dos Santos de Assis IFPE
  • Valquiria Pereira da Silva IFPE
  • Wallace de Melo Gonçalves Barbosa IFPE
  • Edmário Marques de Menezes Junior IFPÉ

Palabras clave:

educação a distância, espaço geográfico, formação de professores, tecnologias de comunicação e informação.

Resumen

Objetiva-se compreender a percepção dos concludentes do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) acerca de sua formação acadêmica na modalidade Educação a Distância (EAD). A pesquisa qualitativa de natureza descritivo exploratória, utilizou-se de questionário on-line composto por 28 questões, que proporcionaram subsídio para a análise descritiva dos dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam uma percepção satisfatória dos concluintes do período de 2015.2 ofertado nos polos situados nas cidades de Gravatá, Palmares, Águas Belas e Carpina quanto aos seguintes pontos: estruturação, organização do curso e flexibilidade de tempo para estudos. Sendo regular, no entanto, a percepção no tocante às tecnologias escolhidas para mediação do processo educacional e qualidade da comunicação dos tutores no ambiente virtual.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, Licenciatura em Geografia, Formação de Professores, Tecnologias de Comunicação e Informação.

Biografía del autor/a

Mário dos Santos de Assis, IFPE

Licenciado em Geografia; Bacharel em Direito - UFPE; Especialista em Processo e Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes;Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco. Experiência profissional na área de Educação Profissional, Educação a Distância, Gestão de Cursos em EAD, Tutoria on-line, Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), Webconferência, Design Instrucional para EAD, Direito e Processo do Trabalho.

 

Citas

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Publicado

2017-09-20

Número

Sección

ARTIGO