Layout e Desempenho:

Avaliação dos resultados de reestruturação em ambientes de armazenagem e varejo

Autores/as

Palabras clave:

armazenagem, estoque, planejamento, produtos.

Resumen

Este artigo analisa a melhoria de processos em uma empresa de Home Center em Campina Grande, Paraíba, com foco na reorganização do layout   e na eficiência dos processos de recebimento, armazenamento e expedição. O estudo utiliza conceitos técnicos como curva ABC e mapeamento de processos para aprimorar o fluxo de trabalho e a gestão de estoques. Adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, empregando um estudo de caso único e descritivo para avaliar a eficácia das mudanças propostas. A metodologia incluiu a coleta de dados por meio de feedback de vendedores, repositores e equipe de logística, proporcionando uma análise detalhada dos impactos das intervenções. Os resultados mostraram melhorias significativas: eficiência aumentada em 72% na movimentação de itens, redução de 67% no percurso dentro da loja e melhoria de 67% no tempo de localização dos produtos. Além disso, a estética e a limpeza das áreas melhoraram em 86%. Essas mudanças não só otimizaram a organização e a operação logística da loja, como também elevaram a qualidade de vida e segurança dos colaboradores, com mais espaço e novas rotinas de limpeza.

Biografía del autor/a

FRANCISCO TIAGO BARBOSA, Faculdade Mauricio de Nassau: Campina Grande -Paraíba

Administração, Engenharia de Produção, Logística.

Citas

ABPMP. BPM CBOKTM V3.0. guide to the business process management common body of knowledge. 2. ed. Brasil: Association of Businees Process Management Professsionals Brasil, 2014.

ALBERTIN, M. R. As Melhores Práticas de Gestão da Produção e Operações no Estado do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2007.

ARAUJO, Aneide Oliveira. Contribuição ao Estudo de Indicadores de Desempenho de Empreendimentos Hoteleiros, sob o Enfoque da Gestão Estratégica. 2001. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/>. Acesso em: 09 de novembro de 2015.

ASTI VERA, Arnaldo. Metodologia da pesquisa científica. 5. ed. Porto Alegre: Globo, 1979

BALLOU. R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística Empresarial.Porto Alegre: Bookman, 2006. 25p.

CAMPOS, A. L. N. Modelagem de processos com BPMN. Rio de Janeiro: Brasport Livros e Multimídia, 2013.

CAMAROTTO, João Alberto, Projeto de Instalações Industriais. Disponível em: <http://www.simucad.dep.ufscar.br/instalacoes/aula1_parte1_2005.pdf> Acesso em: 09 de novembro 2015.

CESARINO, Rodrigo Coltelli; CAIXETA FILHO, José Vicente. Alocação dos Produtos nas Gôndolas dos Supermercados: um Estudo de Caso. Gestão & Produção, [S.l.], v.9, n.1, p.45-61, abr. 2002. Disponível em: http:// http://www.scielo.br/pdf/gp/v9n1/a05v9n1 >. Acesso em : 09 nov. 2015.

CURY, Antônio. Organização e métodos uma visão holística, perspectiva comportamental e abordagem contingencial, São Paul, SP, 2007.

HYMANN, Hebert. Planejamento e análise da pesquisa: princípios, casos e processos. Rio de Janeiro: Lidador, 1967.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. São Paulo: Atlas, 1994.

LEVY, Michael; WEITZ, Barton A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000. LIMA, Afonso Celso Paula; LEPSCH, Sérgio Luiz. Formatação do Varejo Auto-serviço. In: ANGELO, Claudio Felisoni de (Coord.). Varejo: Modernização e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 1995.

LUZZI, A. A. Uma abordagem para projetos de layout industrial em sistemas de produção enxuta: um estudo de caso. 2004. Dissertação de Mestrado. Engenharia de Produção / Ênfase Gerência da Produção – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

MAUREEN FLEMING; SILVERSTEIN, J. IDC MarketScape: Worldwide Business Process Platforms 2011 Vendor Analysis. [s.l: s.n.].

MARTINS Petrônio G. e LAUGENI Piero Fernando. Administração da produção. São Paulo, SP, 2005.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P., Administração da Produção, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

MUTHER, R; WHEELER, J.D; planejamento Simplificado de Layout; tradução Edgar Toporcov. São Paulo: IMAM, 2012. 21p.

(______); planejamento Simplificado de Layout; tradução Edgar Toporcov. São Paulo: IMAM, 2012. 25p.

(______); planejamento Simplificado de Layout; tradução Edgar Toporcov. São Paulo: IMAM, 2012. 27p.

OHNO, Taiichi. O sistema toyota de produção: além da produção em larga escala. Tradução de Cristina Schumacher. Porto Aleg – Porto Alegre: Bookman, 1997.

PEINATO, J; GRAEML, L.R. Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007.

(______); Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007. 101p.

(______); Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007. 101p.

(______); Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007. 101p.

(______); Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007. 101p.

(______); Administração da produção: Operações industriais e de serviços. Curitiba: Unicenp. 2007. 101p.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil : Gestão e Estratégia. São Paulo : Atlas, 2000.

RAMOS, Paulo; RAMOS, Magda Maria; BUSNELLO, Saul José. Manual prático de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, monografia, dissertação e tese. Blumenau: Acadêmica, 2003.

SCHULTE, W. R.; HILL, J. B.; JONES, T. Magic quadrant for intelligent business process management suites. [s.l: s.n.]

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Normas para apresentação de documentos científicos: teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos. Curitiba: UFPR, 2000a. v.2.

Publicado

2025-07-01

Número

Sección

ARTIGO