Banco de Dados Geográficos para Apoio às Atividades do Projeto Águas de Areias em Áreas de Aluvião, no Alto Capibaribe, Agreste Pernambucano
Palabras clave:
Dados espaciais, Georreferenciamento, Recursos Hídricos, Sustentabilidade HídricaResumen
A bacia hidrográfica do Capibaribe apresenta a menor disponibilidade hídrica per capita do país. Devido às longas estiagens e a consequente existência de rios intermitentes, é comum a captação das águas de aluvião, que consiste em um tipo de armazenamento natural que pode garantir o abastecimento da população rural. Para tal, recorrer ao uso de cacimbões escavados nas aluviões é uma opção bastante viável. Contudo, a exploração desordenada de areia nas aluviões do rio Capibaribe representa um fator prejudicial à conservação da água freática existente. Esse trabalho objetiva relatar as etapas seguidas e os resultados alcançados com o desenvolvimento de um Banco de Dados Geográficos (BDG) para dar suporte às ações do projeto Águas de Areias, desenvolvido pela Associação Águas do Nordeste (ANE) nos municípios de Poção, Brejo da Madre de Deus, Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. A partir do BDG para o projeto Águas de Areias foi possível obter a base cartográfica que retrata aspectos da área de estudo, em especial sua hidrografia e a localização dos poços, possibilitando a análise e extração de novas informações que enriquecerão o banco de dados do projeto que será futuramente disponibilizado à sociedade.
Citas
ANE (Associação Águas do Nordeste). Relatório Técnico enviado a Petrobras Ambiental, 2013.
ANE (Associação Águas do Nordeste). Relatório Técnico Parcial enviado a Petrobras Ambiental, 2014.
BRAGA, R. A. P.; FARIAS, C. R. O.; SILVA, S. R.; CAVALCANTI, E. R. Gestão e educação socioambiental na bacia do Capibaribe. Recife: Editora Clã, 2015.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agência Nacional de Águas- ANA. A Evolução da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Brasília. 2002. 68p.
CIRILO, J. A.; MONTENEGRO, S.M.G.L.; CAMPOS, J. N. B.. A QUESTÃO DA ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. In: Bicudo, C.E. de M; Tundisi, J.G.; Scheuenstuhl, M.C.B. (Org.). ÁGUAS DO BRASIL ANÁLISES ESTRATÉGICAS. 1ed.São Paulo: Instituto de Botânica, v. 1, p. 81-91, 2010. <http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-811.pdf>. 12 Jan. 2016.
LONGLEY, P. A.; GOODCHILD, M. F.; MAGUIRE, D. J.; RHIND, D. W. Sistemas e Ciência da Informação Geográfica. Porto Alegre: Bookman, 2013. 540p.
SCHIMIGUEL, J.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MEDEIROS, C. M. B. Usabilidade de Aplicações SIG Web na Perspectiva do Usuário: um Estudo de Caso. IP. Informação Pública, Belo Horizonte, MG, v. 8, p. 7-22, 2006.
SRHE. Plano Hidroambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe: Tomo I - diagnóstico hidroambiental volume 01/03 / Projetos Técnicos. Recife, 2010.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.