O Currículo Integrado no Ensino Médio Integrado sob a ótica da Formação Humana Integral

Autores

Palavras-chave:

Currículo Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Formação Integral

Resumo

Neste artigo busca-se compreender como se deu o processo de reestruturação do PPC do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Segurança do Trabalho do IFPE – Campus Recife, sob a perspectiva de Formação Humana Integral, fundamentando-se em Ramos (2014), Saviani (2007), Duarte (2013), Frigotto (2009), Ciavatta e Ramos (2005) e Moura (2013) para Formação Humana Integral e Ensino Médio Integrado, e em N. Saviani (2010), Saviani (2003, 2011), Duarte (2016) e Ramos (2005) para Currículo Integrado. Seguindo uma abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental e de campo, estando a primeira relacionada ao PPC e a segunda aos servidores da comissão responsável pelo processo de reestruturação. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo de Bardin (1979) segundo Esteves (2006), tendo como base as categorias formação integral e currículo integrado. Os resultados demonstraram que ainda está presente uma visão dual da educação e uma concepção de formação voltada para competências.

Biografia do Autor

Erika Brito Oliveira de Araújo, IFPE

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Potiguar (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife, no Curso Técnico em Segurança do Trabalho, e Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Olinda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Licenciamento Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, com ênfase em Segurança Contra Incêndio, e docência na educação profissional e tecnológica.

José Henrique Duarte Neto, IFPE

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba ;mestrado em Ciencias de La Educación Superior - Universidad de Matanzas "Camilo Cienfuegos" Matanzas - Cuba (Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco) e Doutorado em Educação pela UFPE. Professor Titular do IFPE/Recife atuou no Ensino Médio Integrado como Professor de História e nas Licenciaturas em Química e Licenciatura em Geografia. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - IFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Currículo Integrado, Educação Profissional e Tecnológica e Práticas de Ensino. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 20 abr. 2019.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2005. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42. Acesso em: 05 mar. 2019.

DUARTE, Newton. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. (Coleção educação contemporânea).

ESTEVES, Manuela. Análise de conteúdo. In: LIMA, Jorge Ávila de; PACHECO, José Augusto (Org.). Fazer investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006. p. 105-126.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto N. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho necessário. Niterói-RJ, V.3, n.3, p. 1-26, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4578/4214. Acesso em: 28 set. 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 67-82, 2009.

IFPE. Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado. Recife-PE: 2014. Disponível em: https://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/tecnicos/integrados/seguranca-do-trabalho/projeto-pedagogico. Acesso em: 23 jan. 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOURA, Dante. Ensino Médio Integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p.106-127.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES. Vitória, ES, ano 11, v. 19, n. 39, p. 15-29, jan./jun. 2014.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde, v. 1, n. 1, p.131-153, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p.152-180, jan./abr. 2007.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção memória da educação).

SAVIANI, Nereide. Saber Escolar, Currículo e Didática: Problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 6. ed revista., Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção educação contemporânea).

Publicado

2025-10-13

Edição

Seção

ARTIGO