Avaliação da qualidade de "água mineral natural" e a relevância da análise de bactérias heterotróficas
Palavras-chave:
águas envasadas, coliformes totais, contaminação.Resumo
Água envasada é bebida funcional que em países emergentes é usada para solucionar problemas de falta d´água potável. Bactérias heterotróficas presentes em águas potáveis podem incluir espécies patogênicas que atuam como deteriorantes da qualidade ou ainda dificultando a detecção de coliformes. A contagem de heterotróficas não é adotada no Brasil no controle de águas envasadas, mas às vezes é considerada como indicadora de risco à saúde. Foram avaliadas 25 amostras de quatro marcas de águas comercializadas em Recife – PE. Foram pesquisadas bactérias heterotróficas, coliformes totais e Escherichia coli. A pesquisa de heterotróficas foi realizada em meio R2A e a presença/ausência de coliformes totais e E. coli em meio cromogênico/fluorogênico-ONPG/MUG. Os resultados de coliformes foram comparados com os da Resolução ANVISA 275/2005 para água mineral, enquanto a contagem de heterotróficas com a Portaria ANVISA 2914/2011 para água potável. Bactérias heterotróficas variaram de < 1 a 7 x 104, com uma contagem crescente em relação ao volume das embalagens. Garrafões retornáveis de polipropileno mostraram piores resultados com elevadas contagens e presença de coliformes totais em todas as amostras, demonstrando a necessidade de implementação da contagem de heterotróficas na legislação brasileira de controle de águas envasadas em garrafões retornáveis.Referências
Brasil, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução Nº 275 de 22 de setembro de 2005. Regulamento técnico de características microbiológicas para água mineral natural e água natural. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2005.
Brasil, Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2011.
Cabrini, K. T.; Gallo, C. R. Avaliação da qualidade microbiológica de águas minerais envasadas. Hig. Alim., v.15, n.90/91, p.83-92, 2001.
C
MB – Mineração e Meio Ambiente, publicado na Revista Engarrafador Moderno n. 90 de outubro de 2001, disponível em www.cmbconsultoria.com.br/embalagens-retornaveis-para-agua-mineral-problema-ou-solucao, em 12 de janeiro de 2014.
Coelho, D. L.; Pimentel, I. C.; Beux, M. R. Uso do método cromogênico para quantificação do NMP de bactérias do grupo coliforme em águas minerais envasadas. B. CEPPA. v.16, n.1, p.45-54, 1998.
Filho, A. F.; Dias, M. F. F. Microbiological quality of mineral water in gallon of 20 liters. Alim. Nutr., Araraquara, SP, v.19, n.3, p.243-248, 2008.
Jeena, M. I. et al. Risk assessment of heterotrophic bacteria from bottled driking water sold in India markets. Int. J. Environ. Health, v.209, p.191-196, 2006.
Leclerc, H.; Moreau, A. Microbiological safety of natural mineral water. FEMS Microbiol. Rev., v.6, p.207-222, 2002.
Liesenberg, David Conrado (2014). Água mineral de garrafão pode oferecer riscos à saúde. - http://www.uniara.com.br/ageuniara/artigos.asp?Artigo=3585. Acessado em 23 de dezembro de 2014.
Reis, J. A.; Hoffmann, P; Hoffmann, F. L. Ocorrência de bactérias aeróbia mesófilas, coliformes totais, fecais e Escherichia coli, em amostras de águas minerais envasadas, comercializadas no município de São José do
Rio Preto, SP. Hig. Alim., v.20, n.145, p.109-116, 2006.
Ritter, A. C.; Tondo, E. C. Evaluation the microbiological quality of mineral water samples and plastic covers in a industry of bottled mineral water located in Porto Alegre – RS. Alim. Nutr., v.20, n.2, p.203-208, 2009.
Wendpap, L. L.; Dambros, C. S. K.; LOPES, V. L. D. Qualidade das águas minerais e potável de mesa, comercializadas em Cuiabá – MT. Hig. Alim., v.13, n.64, p.40-44, 1999.
World Resources Institute (2014). Qual a porcentagem de água existente o planeta? -http://meioambienteagua.pbworks.com/w/page/20725600/Porcentagem /. Acessado em 23 de dezembro de 2014.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.