Uma abordagem etnomatemática no ensino de matemática na comunidade indígena Fulni-ô

Autores

  • Carlos Vitor Sarmento UFPE- Universidade Federal de Pernambuco
  • Ronaldo Tenório da Silva IFPE- Instituto Federal de Pernambuco
  • Bruno Luiz de Brito Matos IFPE- Instituto Federal de Pernambuco
  • Marcone Zacarias da Silva IFPE_ Instituto Federal de Pernambuco
  • Carlos Felipe da Silva Sarmento IFRN- Instituto Federal de Natal

Palavras-chave:

Contextualização, etnomatemática, fulni-ô

Resumo

O presente artigo busca refletir como a matemática é contextualizada dentro da perspectiva sociocultural indígena, bem como evidenciar aspectos culturais que viabilizam a aplicabilidade de conceitos matemáticos tomando como base os conhecimentos que são desenvolvidos por um grupo específico. A contextualização do ensino partindo de dentro de determinada comunidade é um princípio da etnomatemática que permite usar os conhecimentos prévios, adquiridos historicamente em uma determinada comunidade para melhor significação ou conceituação de situações-problema. Esse estudo busca caracterizar o ensino-aprendizagem de matemática, na Comunidade indígena Fulni-ô no intuito de corroborar para práticas de ensino futuras que privilegiem a contextualização e a diversificação nos recursos didáticos que reportem a valorização e reafirmação da identidade cultural. Para tanto, foi feito um breve estudo bibliográfico em que usou-se as ideias de D’Ambrósio como um dos principais teóricos no embasamento. Neste estudo os professores afirmam a importância da cultura, mas a maioria não usa ferramentas que a valorizem. Os estudantes percebem que a dificuldade na aprendizagem se dá pela metodologia empregada pelo professor que muitas vezes não passa da tríade: quadro, lápis e livro didático. Por sua vez os professores não desmentem esta afirmação: a maioria dos docentes entrevistados usam exclusivamente estes recursos básicos.

 

Biografia do Autor

Carlos Vitor Sarmento, UFPE- Universidade Federal de Pernambuco

Dourando em Engenharia Civil (Estruturas)

Carlos Felipe da Silva Sarmento, IFRN- Instituto Federal de Natal

Professor de Matemática campus Santa Cruz

Referências

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Publicado

2025-10-13

Edição

Seção

ARTIGO