Literatura à margem do cânone: Movimento dos Escritores Independentes de Pernambuco e o afastamento do cânone literário
Resumo
Este trabalho discute a relação do Movimento dos Escritores Independentes de Pernambuco com o cânone literário dos anos 80. Apresenta uma breve discussão sobre conhecimento científico e conhecimento tradicional, caracterizando um como superior ao outro. Diante disso, discute a relação de superior e inferior no meio literário, mostrando a resistência dos escritores da década de 80 frente à uma cultura editorial pautada na burocracia e submissão ao Estado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.