Tutorial experimental para determinação da estrutura tridimensional da enzima adenosina deaminase de Edwardsiella tarda por modelagem comparativa
Resumo
A Edwardsiella tarda é responsável pela edwardsielose. O tratamento da edwardisielose não é totalmente eficaz e nenhuma vacina comercial está disponível no mercado. Nesse sentido, o conhecimento dos processos bioquímicos da E. tarda é importante para a determinação de moléculas alvo, sobretudo de proteínas, para o tratamento ou eliminação da bactéria. Uma das proteínas capitais de E. tarda é a adenosina deaminase (EtAD), responsável pela deaminação da adenosina em inosina no processo de maturação do RNA transportador. Mesmo apresentando grande importância biológica em E. tarda, nenhum estudo relacionado à EtAD. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho é de gerar a estrutura tridimensional EtAD, bem como, oferecer ao leitor um tutorial facilitado sobre o uso do Modeller, o principal software de modelagem comparativa. Após a modelagem, verificou-se que as estruturas de EtAD e EcAD (adenosina deaminase de Escherichia coli) compartilham o mesmo padrão de enovelamento. A semelhança estrutural se deve ao percentual de resíduos compartilhados entre as duas proteínas, em torno de 77%. O emprego da modelagem molecular de proteínas pode auxiliar na escolha de novos alvos terapêuticos em potencial. Ademais, este trabalho fornece ao leitor uma fácil e compreensível introdução sobre o processo de modelagem comparativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.