Tutorial experimental para determinação da estrutura tridimensional da enzima adenosina deaminase de Edwardsiella tarda por modelagem comparativa

Autores

  • Paulo Henrique Matayoshi Calixto Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Lages). Doutorando em Medicina Tropical e Infectologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Resumo

A Edwardsiella tarda é responsável pela edwardsielose. O tratamento da edwardisielose não é totalmente eficaz e nenhuma vacina comercial está disponível no mercado. Nesse sentido, o conhecimento dos processos bioquímicos da E. tarda é importante para a determinação de moléculas alvo, sobretudo de proteínas, para o tratamento ou eliminação da bactéria. Uma das proteínas capitais de E. tarda é a adenosina deaminase (EtAD), responsável pela deaminação da adenosina em inosina no processo de maturação do RNA transportador. Mesmo apresentando grande importância biológica em E. tarda, nenhum estudo relacionado à EtAD. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho é de gerar a estrutura tridimensional EtAD, bem como, oferecer ao leitor um tutorial facilitado sobre o uso do Modeller, o principal software de modelagem comparativa. Após a modelagem, verificou-se que as estruturas de EtAD e EcAD (adenosina deaminase de Escherichia coli) compartilham o mesmo padrão de enovelamento.  A semelhança estrutural se deve ao percentual de resíduos compartilhados entre as duas proteínas, em torno de 77%. O emprego da modelagem molecular de proteínas pode auxiliar na escolha de novos alvos terapêuticos em potencial. Ademais, este trabalho fornece ao leitor uma fácil e compreensível introdução sobre o processo de modelagem comparativa.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Matayoshi Calixto, Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Lages). Doutorando em Medicina Tropical e Infectologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Biomédico, formado pela Universidade de Uberaba. Mestre e Doutorando em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi professor efetivo do magistério superior na Universidade Federal do Amapá. Foi professor efetivo do curso técnico de Análises Clínicas do Instituto Federal do Piauí, campus Teresina Central. Atualmente, é professor dos cursos de Biotecnologia e Análises Químicas do Instituto Federal de Santa Catarina.

Publicado

2016-01-12

Edição

Seção

ARTIGO