Vozes da água: proposta de estratégia didática de podcasts sobre as narrativas e vivências com a água em comunidades nordestinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14583231

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Narrativas Orais, Comunidades Tradicionais

Resumo

Nas últimas décadas, os conhecimentos tradicionais têm sido valorizados como recursos indispensáveis à educação ambiental e cultural, conectando saberes ancestrais a práticas pedagógicas contemporâneas. Este estudo apresenta a série de podcasts "Vozes da Água", desenvolvida no IFPE Campus Caruaru, em parceria com as comunidades do Alto do Moura e Normandia. O projeto utiliza narrativas orais como instrumentos didáticos para integrar perspectivas locais com abordagens educativas modernas. Destinado a comunidades artesãs e agricultores familiares, os podcasts documentam e divulgam histórias que destacam a importância da água em práticas e crenças cotidianas. A participação ativa dos estudantes, desde a coleta de dados até a produção dos conteúdos digitais, promove habilidades em pesquisa, comunicação e uso de tecnologias. Além de preservar a memória cultural, o projeto sensibiliza para questões de sustentabilidade, evidenciando que a incorporação de narrativas tradicionais ao currículo escolar pode enriquecer o ensino e aproximá-lo das realidades locais.

Biografia do Autor

Fabiano Cavalcanti de Oliveira, IFPE/CARUARU

Resumo Bibliográfico: Graduado em Letras (FAFIRE), Especialista em Literatura Brasileira (UFPE) e Mestre em Teologia segmento Gestão e Ética (EST). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE campus Caruaru.

Jailson Gomes da Silva, SEEC - RN

Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (UFRN). Especialista em Ensino de Língua Espanhola( Universidade Cândido Mendes). Graduação em Letras Português-espanhol e respectivas literaturas (UNITINS). Docente de Língua Portuguesa da SEEC-RN.

Marcos Antônio Soares de Andrade Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE, Campus Vitória de Santo Antão)

Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Santander, Espanha), bolsista da Fundação Universitária Iberoamericana. Pós-graduado lato sensu em Letras: Português e Literatura, Estudos Linguísticos e Literários e Literatura, Cultura e Ensino da Arte (Facuminas). Atualmente cursa também a Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG, Campus Januária). Graduado em Letras (ISEED/Faved) e em Tecnologia em Processos Escolares (Universidade Estácio de Sá).

Atua como Professor Substituto nos Ensinos Superior, Médio-Técnico e Médio Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE, Campus Vitória de Santo Antão), na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa). É pesquisador e instrutor em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no SENAC-PE, no Centro Educacional de Tecnologias Integradas e Inovação (CETII). Fundador e mentor do Academic Accelerator Ecosystem e cofundador da Academia de Inteligência Artificial para Pesquisadores. Coordenador do Academic Development Program do Prof. Dr. Felipe Dutra Asensi e da Assessoria Green Card Acadêmico da Pembroke Collins, em Deerfield Beach, Flórida (EUA); Membro Academus e do Programa de Produção Acadêmica (PPA) do Prof. Dr. Felipe Asensi; Membership do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) e Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca). Atuou como pesquisador bolsista e mediador digital da Cátedra UNESCO em Educação a Distância (PNUD/UnB) e membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Seus interesses de pesquisa incluem Inovação Educacional, Tecnologias Digitais, Avaliação da Aprendizagem, Metodologias Ativas, Letramento e Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas. É pesquisador em Engenharia de Prompt para Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa Acadêmica. Possui vasta experiência na produção de conteúdos instrucionais para Educação a Distância e cursos presenciais, semipresenciais e híbridos.

Recebeu prêmios como o Edmir Domingues (Academia Pernambucana de Letras) e a Medalha Maura de Sena Pereira (UBE-RJ). Produziu libretos baseados em clássicos da Literatura Brasileira, contribuindo culturalmente para o Festival de Ópera de Pernambuco. Atualmente, dedica-se à interface entre Educação, Letras e Tecnologia, com foco na aplicação de metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino, sobretudo o uso ético das Inteligências Artificiais (IAs).

Referências

BRANDÃO, Márcia de Oliveira Reis. “A Morte de Nanã” no canto de Patativa. Disponível em: https://consensus.app/papers/“-a-morte-de-nanã-”-no-canto-de-patativa-brandão/8a323a5d0d095e268b8b1c852c3a46f4/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

CARVALHO, Denise Mara. Narrativas de Resistência: O Folclore Nordestino e as Narrativas Orais. Editora UFPB, 2010.

DIEGUES, Vítor; COUTINHO, Clara. WebRádio Educativa: Produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas. Revista Educomunicação, v. 13, p. 125-147, 2010. Disponível em: https://consensus.app/papers/webrádio-educativa-produção-e-utilização-de-podcasts-em-diegues-coutinho/0381560f4da75906a393dfb841e3584d/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

DOURADO, Luzineide. A educação contextualizada: saberes tecidos no contexto e na interação natureza e cultura. Revista Educação & Realidade, v. 27, 2012. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-educação-contextualizada-saberes-tecidos-no-contexto-e-dourado/4cd17b40bb1e5be5a82f1c5fde3a6c88/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

GARCÍA, M.; GONZÁLEZ DÍAZ, Cristina. Podcasting, una herramienta de aprendizaje para la docencia universitaria: el caso del ciberperiódico Comunic@ndo. Razón y Palabra, 2013. Disponível em: https://consensus.app/papers/podcasting-una-herramienta-de-aprendizaje-para-la-garcía-díaz/cf048d3ad5835a9b8f7a5bea2d5b0610/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura da portabilidade: novos usos do rádio e sociabilidades em mídia sonora. Observatorio (OBS), v. 3, n. 3, p. 223-238, 2009. Disponível em: https://consensus.app/papers/cultura-da-portabilidade-novos-usos-do-rádio-e-kischinhevsky/2d923d2fff125ccc8b6ba4053af251ee/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

MC HUGH, Siobhán. How podcasting is changing the audio storytelling genre. The Radio Journal: International Studies in Broadcast and Audio Media, v. 14, n. 1, p. 65-82, 2016. Disponível em: https://consensus.app/papers/how-podcasting-is-changing-the-audio-storytelling-genre-mchugh/093abc87ade45938b74d4d4cd9b37b07/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

OLIVEIRA, Everton Mário de; BASSETTI, Fernanda Duarte Jesus. A Gincana como Ferramenta de Sensibilização Ambiental: uma abordagem sobre minimização de resíduos sólidos. Revista Gestão Ambiental, v. 5, p. 1-19, 2015. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-gincana-como-ferramenta-de-sensibilização-ambiental-uma-oliveira-bassetti/0a0470b473605c6793e1de7b9b9828c3/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

SALGADO, Francine Vitória dos Santos; SOUSA, Giovanna Medeiros de; BARBOSA, L.; CUNHA, Stefanny Rodrigues da; PIRES, Antônio Donizeti. A literatura de cordel e suas manifestações na cultura erudita e na popular. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-literatura-de-cordel-e-suas-manifestações-na-cultura-salgado-sousa/2adba3f4483058b8b0675e82a77e7788/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Cavalcanti de Oliveira, F., Gomes da Silva, J., & Soares de Andrade Filho, M. A. (2024). Vozes da água: proposta de estratégia didática de podcasts sobre as narrativas e vivências com a água em comunidades nordestinas. Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente E Sustentabilidade ISSN 2965-5730, 2(2), 01–10. https://doi.org/10.5281/zenodo.14583231