Vozes da água: proposta de estratégia didática de podcasts sobre as narrativas e vivências com a água em comunidades nordestinas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14583231

Palabras clave:

Educación Ambiental, Narrativas Orales, Comunidades Tradicionales

Resumen

En las últimas décadas, los conocimientos tradicionales han sido valorados como recursos esenciales para la educación ambiental y cultural, conectando la sabiduría ancestral con las prácticas pedagógicas contemporáneas. Este estudio presenta la serie de pódcast “Vozes da Água” ("Voces del Agua"), desarrollada en el IFPE Campus Caruaru, en colaboración con las comunidades de Alto do Moura y Normandia. El proyecto utiliza narrativas orales como herramientas didácticas para integrar perspectivas locales con enfoques educativos modernos. Dirigidos a comunidades artesanas y agricultores familiares, los pódcast documentan y difunden historias que destacan la importancia del agua en prácticas y creencias cotidianas. La participación activa del alumnado, desde la recolección de datos hasta la producción de contenidos digitales, fomenta habilidades en investigación, comunicación y uso de tecnologías. Además de preservar la memoria cultural, el proyecto sensibiliza sobre cuestiones de sostenibilidad, evidenciando que la incorporación de narrativas tradicionales al currículo escolar puede enriquecer la enseñanza y acercarla a las realidades locales.

Biografía del autor/a

Fabiano Cavalcanti de Oliveira, IFPE/CARUARU

Resumo Bibliográfico: Graduado em Letras (FAFIRE), Especialista em Literatura Brasileira (UFPE) e Mestre em Teologia segmento Gestão e Ética (EST). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE campus Caruaru.

Jailson Gomes da Silva, SEEC - RN

Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (UFRN). Especialista em Ensino de Língua Espanhola( Universidade Cândido Mendes). Graduação em Letras Português-espanhol e respectivas literaturas (UNITINS). Docente de Língua Portuguesa da SEEC-RN.

Marcos Antônio Soares de Andrade Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE, Campus Vitória de Santo Antão)

Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Santander, Espanha), bolsista da Fundação Universitária Iberoamericana. Pós-graduado lato sensu em Letras: Português e Literatura, Estudos Linguísticos e Literários e Literatura, Cultura e Ensino da Arte (Facuminas). Atualmente cursa também a Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG, Campus Januária). Graduado em Letras (ISEED/Faved) e em Tecnologia em Processos Escolares (Universidade Estácio de Sá).

Atua como Professor Substituto nos Ensinos Superior, Médio-Técnico e Médio Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE, Campus Vitória de Santo Antão), na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa). É pesquisador e instrutor em Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no SENAC-PE, no Centro Educacional de Tecnologias Integradas e Inovação (CETII). Fundador e mentor do Academic Accelerator Ecosystem e cofundador da Academia de Inteligência Artificial para Pesquisadores. Coordenador do Academic Development Program do Prof. Dr. Felipe Dutra Asensi e da Assessoria Green Card Acadêmico da Pembroke Collins, em Deerfield Beach, Flórida (EUA); Membro Academus e do Programa de Produção Acadêmica (PPA) do Prof. Dr. Felipe Asensi; Membership do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) e Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca). Atuou como pesquisador bolsista e mediador digital da Cátedra UNESCO em Educação a Distância (PNUD/UnB) e membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Seus interesses de pesquisa incluem Inovação Educacional, Tecnologias Digitais, Avaliação da Aprendizagem, Metodologias Ativas, Letramento e Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas. É pesquisador em Engenharia de Prompt para Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa Acadêmica. Possui vasta experiência na produção de conteúdos instrucionais para Educação a Distância e cursos presenciais, semipresenciais e híbridos.

Recebeu prêmios como o Edmir Domingues (Academia Pernambucana de Letras) e a Medalha Maura de Sena Pereira (UBE-RJ). Produziu libretos baseados em clássicos da Literatura Brasileira, contribuindo culturalmente para o Festival de Ópera de Pernambuco. Atualmente, dedica-se à interface entre Educação, Letras e Tecnologia, com foco na aplicação de metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino, sobretudo o uso ético das Inteligências Artificiais (IAs).

Citas

BRANDÃO, Márcia de Oliveira Reis. “A Morte de Nanã” no canto de Patativa. Disponível em: https://consensus.app/papers/“-a-morte-de-nanã-”-no-canto-de-patativa-brandão/8a323a5d0d095e268b8b1c852c3a46f4/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

CARVALHO, Denise Mara. Narrativas de Resistência: O Folclore Nordestino e as Narrativas Orais. Editora UFPB, 2010.

DIEGUES, Vítor; COUTINHO, Clara. WebRádio Educativa: Produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas. Revista Educomunicação, v. 13, p. 125-147, 2010. Disponível em: https://consensus.app/papers/webrádio-educativa-produção-e-utilização-de-podcasts-em-diegues-coutinho/0381560f4da75906a393dfb841e3584d/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

DOURADO, Luzineide. A educação contextualizada: saberes tecidos no contexto e na interação natureza e cultura. Revista Educação & Realidade, v. 27, 2012. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-educação-contextualizada-saberes-tecidos-no-contexto-e-dourado/4cd17b40bb1e5be5a82f1c5fde3a6c88/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

GARCÍA, M.; GONZÁLEZ DÍAZ, Cristina. Podcasting, una herramienta de aprendizaje para la docencia universitaria: el caso del ciberperiódico Comunic@ndo. Razón y Palabra, 2013. Disponível em: https://consensus.app/papers/podcasting-una-herramienta-de-aprendizaje-para-la-garcía-díaz/cf048d3ad5835a9b8f7a5bea2d5b0610/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura da portabilidade: novos usos do rádio e sociabilidades em mídia sonora. Observatorio (OBS), v. 3, n. 3, p. 223-238, 2009. Disponível em: https://consensus.app/papers/cultura-da-portabilidade-novos-usos-do-rádio-e-kischinhevsky/2d923d2fff125ccc8b6ba4053af251ee/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

MC HUGH, Siobhán. How podcasting is changing the audio storytelling genre. The Radio Journal: International Studies in Broadcast and Audio Media, v. 14, n. 1, p. 65-82, 2016. Disponível em: https://consensus.app/papers/how-podcasting-is-changing-the-audio-storytelling-genre-mchugh/093abc87ade45938b74d4d4cd9b37b07/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

OLIVEIRA, Everton Mário de; BASSETTI, Fernanda Duarte Jesus. A Gincana como Ferramenta de Sensibilização Ambiental: uma abordagem sobre minimização de resíduos sólidos. Revista Gestão Ambiental, v. 5, p. 1-19, 2015. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-gincana-como-ferramenta-de-sensibilização-ambiental-uma-oliveira-bassetti/0a0470b473605c6793e1de7b9b9828c3/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

SALGADO, Francine Vitória dos Santos; SOUSA, Giovanna Medeiros de; BARBOSA, L.; CUNHA, Stefanny Rodrigues da; PIRES, Antônio Donizeti. A literatura de cordel e suas manifestações na cultura erudita e na popular. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-literatura-de-cordel-e-suas-manifestações-na-cultura-salgado-sousa/2adba3f4483058b8b0675e82a77e7788/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

Cavalcanti de Oliveira, F., Gomes da Silva, J., & Soares de Andrade Filho, M. A. (2024). Vozes da água: proposta de estratégia didática de podcasts sobre as narrativas e vivências com a água em comunidades nordestinas. Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente E Sustentabilidade ISSN 2965-5730, 2(2), 01–10. https://doi.org/10.5281/zenodo.14583231