Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.
  • Caso haja mais de um autor, TODOS os nomes deverão ser registrados no “Formulário de Submissão” bem como no artigo; O artigo submetido não pode ultrapassar o número de 5 autores.
  • É essencial incluir, na seção de comentários ao editor, nomes, instituição e endereços de e-mail de pelo menos dois possíveis revisores para o seu manuscrito. Os revisores devem ser especialistas na área do artigo proposto, preferencialmente ter doutorado.

Diretrizes para Autores

FORMA E PREPARAÇÃO DOS ARTIGOS

Template da Revista (Realizar download para edição)

A adequação do manuscrito ao TEMPLATE orientará a primeira fase de submissão.

A Revista BIOMAS publica textos nas seguintes seções:

  • Artigo – texto inédito que seja resultado de pesquisa.
  • Relato de experiência – texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação.
  • Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

– A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não foi publicado em evento científico; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.

– Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapassem 10MB).

– URLs para as referências foram informadas quando necessário.

– O texto está em espaço  1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

– O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Submissões.

– A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

– Caso haja mais de um autor, TODOS os nomes deverão ser registrados no “Formulário de Submissão” bem como no artigo; O artigo submetido não pode ultrapassar o número de 5 autores.

É essencial incluir, na seção de "comentários ao editor", nomes, instituição e endereços de e-mail de pelo menos dois possíveis revisores para o seu manuscrito. Os revisores devem ser especialistas na área do artigo proposto, preferencialmente ter doutorado.

  • Diretrizes para Autores

– A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

– O ORCID deve ser fornecido por todos os autores. São aceitos artigos essencialmente em português, aceitando-se também trabalhos em espanhol e inglês, desde que, acompanhado de uma Declaração de Revisão e Tradução Português/Espanhol ou Português/Inglês, ou que correspondam ao idioma original do(s) autor(es).

– Os trabalhos enviados para a revista BIOMAS deverão possuir a seguinte extensão, artigo: 12 a 15 páginas (incluindo bibliografia). relato de experiência: 08 a 12 páginas (incluindo bibliografia). Tamanho máximo do arquivo: 10 MB.

– Os trabalhos devem ser enviados em extensão .doc (compatível com Microsoft Office Word 97-2003 ou superior) fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5, folha tamanho A4. Margens: inferior e superior 2,0cm, esquerda e direita 2,0cm.

– O texto deve ser formatado com parágrafos em recuo de 1,25 cm (um toque no botão TAB do teclado).

– Os artigos devem ser precedidos de um resumo na língua em que for escrito e um resumo correspondente em língua estrangeira (espanhol ou inglês), tendo, no máximo 150 palavras em espaço simples e uma relação de palavras-chave (no mínimo de três e máximo de cinco) separadas por ponto e iniciadas em letra maiúscula. As palavras-chave devem constar tanto no documento de submissão quanto no formulário de submissão da Revista.

– Os títulos também deverão ser traduzidos (todos apenas com a primeira letra em maiúscula, exceto para nomes próprios).

– Para manuscritos submetidos em outros idiomas, pelo menos um título e um resumo deverão estar em língua portuguesa.

– O texto deve ser dividido sem numeração e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação), somente com a primeira letra em Maiúscula.

– Os itens Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações finais ou Conclusões e Referências são obrigatórios.

– As tabelas ou quadros devem ter título/legenda na parte superior centralizado e a fonte tamanho 12, espaçamento simples na parte inferior justificado. A chamada “Tabela X” ou "Quadro X" sobre a tabela/quadro deve estar em negrito seguido de hífen, o título/legenda segue sem negrito.

– As ilustrações título/legenda na parte inferior justificado (fonte tamanho 12 e espaçamento simples, sendo a fonte elemento obrigatório). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, entre outros) deverão ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto.

– A chamada “Figura X” deve estar em negrito seguido de hífen, o título/legenda segue sem negrito. A fonte deve estar apenas com inicial maiúscula seguida de dois pontos com indicação da respectiva fonte.

– As Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas e data, quando dentro do parêntesis (TORRES, 1993) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Torres (1993). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (TORRES, 1993a, p.66).

As Referências (somente aquelas citadas no texto) devem ser apresentadas ao final do trabalho, com o título alinhado à esquerda e os itens dispostos em ordem alfabética, conforme a norma ABNT NBR 6023:2002. Cada referência deve estar em espaçamento simples, com alinhamento justificado e separadas entre si por um espaço (tecla Enter).

Abaixo, seguem os modelos conforme a norma:

  • Livro:
    SOBRENOME, Prenomes. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano. Total de páginas p.

  • Capítulo de livro:
    SOBRENOME, Prenomes do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenomes do organizador (Ed., Org., Comp. etc.). Título do livro. Local de publicação: Editora, ano. p. página inicial–página final.

  • Artigo de periódico:
    SOBRENOME, Prenomes. Título do artigo. Nome da Revista, Local de publicação, v. volume, n. número, p. página inicial–página final, ano.

  • Tese ou dissertação:
    SOBRENOME, Prenomes. Título da tese ou dissertação. Tese (Doutorado em…) ou Dissertação (Mestrado em…) – Nome da Instituição, Local, ano. Total de folhas f.

  • Trabalho publicado em evento:
    SOBRENOME, Prenomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, número da edição., Cidade, ano. Título dos Anais. Local de publicação: Editora, ano. p. página inicial–página final.

– As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 4cm, sem aspas nem itálicos e em fonte 10. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página ao final da citação.

IMPORTANTE: O conteúdo dos textos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores.

Esclarecemos que o primeiro passo de avaliação dos manuscritos é sua adequação as normas explicitas no campo “Condições para submissão”, de modo que, o não atendimento a qualquer regra de formatação implicará na devolução imediata do documento aos autores.

 

 

 

Editorial

Seção sob responsabilidade do Editor, que expressa a opinião da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.