Vozes da água: proposta de estratégia didática de podcasts sobre as narrativas e vivências com a água em comunidades nordestinas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14583231Palavras-chave:
Educação Ambiental, Narrativas Orais, Comunidades TradicionaisResumo
Nas últimas décadas, os conhecimentos tradicionais têm sido valorizados como recursos indispensáveis à educação ambiental e cultural, conectando saberes ancestrais a práticas pedagógicas contemporâneas. Este estudo apresenta a série de podcasts "Vozes da Água", desenvolvida no IFPE Campus Caruaru, em parceria com as comunidades do Alto do Moura e Normandia. O projeto utiliza narrativas orais como instrumentos didáticos para integrar perspectivas locais com abordagens educativas modernas. Destinado a comunidades artesãs e agricultores familiares, os podcasts documentam e divulgam histórias que destacam a importância da água em práticas e crenças cotidianas. A participação ativa dos estudantes, desde a coleta de dados até a produção dos conteúdos digitais, promove habilidades em pesquisa, comunicação e uso de tecnologias. Além de preservar a memória cultural, o projeto sensibiliza para questões de sustentabilidade, evidenciando que a incorporação de narrativas tradicionais ao currículo escolar pode enriquecer o ensino e aproximá-lo das realidades locais.
Referências
BRANDÃO, Márcia de Oliveira Reis. “A Morte de Nanã” no canto de Patativa. Disponível em: https://consensus.app/papers/“-a-morte-de-nanã-”-no-canto-de-patativa-brandão/8a323a5d0d095e268b8b1c852c3a46f4/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.
CARVALHO, Denise Mara. Narrativas de Resistência: O Folclore Nordestino e as Narrativas Orais. Editora UFPB, 2010.
DIEGUES, Vítor; COUTINHO, Clara. WebRádio Educativa: Produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas. Revista Educomunicação, v. 13, p. 125-147, 2010. Disponível em: https://consensus.app/papers/webrádio-educativa-produção-e-utilização-de-podcasts-em-diegues-coutinho/0381560f4da75906a393dfb841e3584d/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.
DOURADO, Luzineide. A educação contextualizada: saberes tecidos no contexto e na interação natureza e cultura. Revista Educação & Realidade, v. 27, 2012. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-educação-contextualizada-saberes-tecidos-no-contexto-e-dourado/4cd17b40bb1e5be5a82f1c5fde3a6c88/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.
GARCÍA, M.; GONZÁLEZ DÍAZ, Cristina. Podcasting, una herramienta de aprendizaje para la docencia universitaria: el caso del ciberperiódico Comunic@ndo. Razón y Palabra, 2013. Disponível em: https://consensus.app/papers/podcasting-una-herramienta-de-aprendizaje-para-la-garcía-díaz/cf048d3ad5835a9b8f7a5bea2d5b0610/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura da portabilidade: novos usos do rádio e sociabilidades em mídia sonora. Observatorio (OBS), v. 3, n. 3, p. 223-238, 2009. Disponível em: https://consensus.app/papers/cultura-da-portabilidade-novos-usos-do-rádio-e-kischinhevsky/2d923d2fff125ccc8b6ba4053af251ee/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.
MC HUGH, Siobhán. How podcasting is changing the audio storytelling genre. The Radio Journal: International Studies in Broadcast and Audio Media, v. 14, n. 1, p. 65-82, 2016. Disponível em: https://consensus.app/papers/how-podcasting-is-changing-the-audio-storytelling-genre-mchugh/093abc87ade45938b74d4d4cd9b37b07/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.
OLIVEIRA, Everton Mário de; BASSETTI, Fernanda Duarte Jesus. A Gincana como Ferramenta de Sensibilização Ambiental: uma abordagem sobre minimização de resíduos sólidos. Revista Gestão Ambiental, v. 5, p. 1-19, 2015. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-gincana-como-ferramenta-de-sensibilização-ambiental-uma-oliveira-bassetti/0a0470b473605c6793e1de7b9b9828c3/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.
SALGADO, Francine Vitória dos Santos; SOUSA, Giovanna Medeiros de; BARBOSA, L.; CUNHA, Stefanny Rodrigues da; PIRES, Antônio Donizeti. A literatura de cordel e suas manifestações na cultura erudita e na popular. Disponível em: https://consensus.app/papers/a-literatura-de-cordel-e-suas-manifestações-na-cultura-salgado-sousa/2adba3f4483058b8b0675e82a77e7788/?utm_source=chatgpt. Acesso em: 12 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade ISSN 2965-5730

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
CC Attribution 4.0 International