Entre o instrucionismo e a cognitivação: apropriações do Moodle como suporte ao ensino presencial em cursos de licenciatura do Instituto Federal de Brasília (IFB)

Autores

  • Claudio Nei Nascimento da Silva Instituto Federal de Brasília
  • Veruska Ribeiro Machado Instituto Federal de Brasília (IFB)

Palavras-chave:

Moodle, Licenciatura, Instrucionismo e Cognitivação

Resumo

As tecnologias de comunicação e informação atuais têm causado mudanças profundas nas formas de interação humana, sobretudo no interior do espaço educativo institucionalizado. Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar os uso e desusos do Moodle como suporte ao ensino presencial na realização de atividades verdadeiramente significativas indicadas por professores e realizadas por alunos de cursos de licenciatura presenciais. Para tanto, foi aplicado questionário de múltipla escolha para identificar a percepção dos professores dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Brasília sobre a utilização do Moodle como suporte ao ensino presencial. Os resultados indicam que o Moodle ainda é pouco explorado como suporte ao ensino presencial. Quando essa ferramenta é utilizada, os que a ela recorrem são aqueles que tiveram alguma capacitação sobre a sua utilização. Constata-se ainda que a percepção positiva que os professores têm das diferentes possibilidades de utilização do Moodle não condiz com a apropriação que fazem dessa tecnologia, que acaba sendo subutilizada em suas potencialidades comunicacionais colaborativas e hipertextuais.


Biografia do Autor

Claudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Brasília

Pedagogo, Mestre em Educaçäo e doutorando em Ciëncias da Informaçäo pela Universidade de Brasília. Docente do Instituto Federal de Brasília (IFB)

Veruska Ribeiro Machado, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Graduada em Letras, Mestre e doutora em educaçäo pela Universidade de Brasília. Docente do Instituto Federal de Brasília (IFB)

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Publicado

2016-01-12

Edição

Seção

ARTIGO