O ensino de física com o uso da robótica: uma estratégia para despertar carreiras de engenharia

Autores

  • Adriel Roberto Ferreira de Lima
  • Arleson Kennedi França dos Santos

Resumo

Em um cenário de desenvolvimento econômico que demanda cada vez mais profissionais da área de engenharia, algo
parece não funcionar bem no Brasil. O baixo desempenho dos estudantes brasileiros nas áreas de ciências da natureza
e matemática na educação básica compromete a formação de engenheiros no nível superior. Este artigo discute uma
alternativa para o ensino de Física inspirada em modelos de aprendizagem centrados no interesse do aluno, baseada
numa atividade material como mediadora do processo de apropriação do conceito. Orientados a operar com
determinados conhecimentos, estudantes são desafiados e estimulados a solucionarem problemas propostos em um
roteiro pré-estabelecido. O projeto apresentou elevado nível de interesse, sobretudo por alunos que visam carreiras
de engenharia. Os resultados apontam para relevância dessa didática e o melhor entendimento dos conceitos físicos e
matemáticos abordados nas oficinas, com 67% dos estudantes assimilando com êxito o conceito trabalhado durante a
realização da primeira oficina.

Publicado

2016-01-12

Edição

Seção

ARTIGO