Polimerização da Anilina com Argila Montmorilonita Modificada e Avaliação da Condutividade do Nanocompósito Produzido
Palavras-chave:
QuímicaResumo
O trabalho descreve a síntese de nanocompósitos da polianilina/argila montmorilonita organofílica por polimerização in situ, com objetivo de demonstrar seu efeito nas propriedades condutoras do polímero. Inicialmente, a argila comercial montmorilonita K10 (MMT-K10) foi submetida ao tratamento de organofilização através do uso do sal de brometo hexadeciltrimetilamônio (CH3(CH2)15N(Br)(CH3)3). A polimerização da anilina ocorreu através da polimerização em emulsão junto com a argila organofílica. Os materiais foram caracterizados através das técnicas de espectroscopia de absorção na região do infravermelho (FTIR), espectroscopia de absorção na faixa do ultravioleta-visível (UV-VIS) e difração de raios-X (DRX). Através da técnica de FTIR e DRX foi possível identificar a organofilização da argila, e por meio do FTIR e do UV-VIS foi identificada a polimerização da anilina no estado de sal de esmeraldina, formando o nanocompósito. Os resultados mostram a formação do nanocompósito e a influência da argila modificada, principalmente, na diminuição da condutividade da polianilina. Conclui-se que a perda de condutividade foi irrelevante e que dependendo do tipo de material desenvolvido, fibras ou filmes, por exemplo, poderemos obter um nanocompósito a base de polímero e argila com maior condutividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.