Tutorial experimental para a dinâmica molecular da adenosina deaminase de Edwardsiella tarda em água

Autores

  • Paulo Henrique Matayoshi Calixto Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Lages). Doutorando em Medicina Tropical e Infectologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Resumo

A bactéria Gram-negativa Edwardsiella tarda é responsável pela edwardisielose, uma doença hemorrágica de peixes, que conduz a grandes perdas econômicas em todo o mundo. O conhecimento das moléculas envolvidas em processos bioquímicos de E. tarda é importante para o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos e/ou profiláticos. Uma dessas moléculas é a adenosina deaminase, envolvida no processo de maturação do tRNA, através da conversão de adenosina em inosina, ainda não caracterizada em E. tarda. A caracterização de uma proteína é melhor conduzida quando se conhece as suas particularidades estruturais. Uma das principais ferramentas de caracterização estrutural é a dinâmica molecular. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de proporcionar um tutorial facilitado de dinâmica molecular utilizando o GROMACS, bem como, estabelecer a dinâmica molecular in silico da adenosina deaminase de E. tarda. Os dados gerados apontaram que a estrutura da adenosina deaminase é estável, tanto do ponto de vista estrutural, quanto de enovelamento. O uso da dinâmica molecular pode auxiliar na escolha de novos alvos terapêuticos, sobretudo, no desenho racional de fármacos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Matayoshi Calixto, Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Lages). Doutorando em Medicina Tropical e Infectologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Biomédico, formado pela Universidade de Uberaba. Mestre e Doutor em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi professor efetivo do magistério superior na Universidade Federal do Amapá. Foi professor efetivo do curso técnico de Análises Clínicas do Instituto Federal do Piauí, campus Teresina Central. Atualmente, é professor dos cursos de Biotecnologia e Análises Químicas do Instituto Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

ARTIGO