Tutorial experimental para a dinâmica molecular da adenosina deaminase de Edwardsiella tarda em água
Resumo
A bactéria Gram-negativa Edwardsiella tarda é responsável pela edwardisielose, uma doença hemorrágica de peixes, que conduz a grandes perdas econômicas em todo o mundo. O conhecimento das moléculas envolvidas em processos bioquímicos de E. tarda é importante para o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos e/ou profiláticos. Uma dessas moléculas é a adenosina deaminase, envolvida no processo de maturação do tRNA, através da conversão de adenosina em inosina, ainda não caracterizada em E. tarda. A caracterização de uma proteína é melhor conduzida quando se conhece as suas particularidades estruturais. Uma das principais ferramentas de caracterização estrutural é a dinâmica molecular. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de proporcionar um tutorial facilitado de dinâmica molecular utilizando o GROMACS, bem como, estabelecer a dinâmica molecular in silico da adenosina deaminase de E. tarda. Os dados gerados apontaram que a estrutura da adenosina deaminase é estável, tanto do ponto de vista estrutural, quanto de enovelamento. O uso da dinâmica molecular pode auxiliar na escolha de novos alvos terapêuticos, sobretudo, no desenho racional de fármacos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.