Influência da correlação no número de graus de liberdade efetivos para a determinação da incerteza de medição no ensaio de tração
Palavras-chave:
METROLOGIAResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar dois estudos de caso de cálculo da incerteza expandida de medição da tensão de resistência mecânica obtida através do ensaio de tração, onde a incerteza combinada considerando-se a correlação entre duas grandezas (força e diâmetro do corpo de prova) gera como consequência, valores do número de graus de liberdade efetivos, menores que 1, impossibilitando assim, a determinação do fator de abrangência, e consequentemente, a obtenção da incerteza expandida através da distribuição t-Student. Será apresentado ainda, que soluções poderão ser tomadas para solucionar tal problema, além da influência do número de ensaios e dos coeficientes de sensibilidade na qualidade dos resultados.
Referências
COUTO, P. R. G. DIMEC nt-02/v.00. A estimativa da incerteza de medição pelos métodos do ISO/GUM e de simulação de Monte Carlo. INMETRO, Rio de Janeiro, 2008, 34 p.
ISO GUM - Avaliação de dados de medição: guia para a expressão de incerteza de medição. Duque de Caxias, RJ: INMETRO/CICMA/SEPIN, 2012.
OLIVEIRA, J. E. F. de. Desenvolvimento de um programa computacional para a integração de dados de projeto, fabricação e medição de peças torneadas com ênfase na síntese de tolerâncias dimensionais determinísticas. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
OLIVEIRA, J. E. F. de. Estudo analítico da influência da correlação entre grandezas no cálculo da incerteza de medição da tensão de resistência mecânica. Revista Matéria, vol. 19, n°03, pp. 313 - 324, Rio de Janeiro, 2014.
UNE-EN ISO 14253-1. Especificación geométrica de productos (GPS). Parte 1: Reglas de decisión para probar la conformidad o no conformidad com las especificaciones. Norma española, Génova, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.