Diagnóstico da Situação dos Resíduos Sólidos no IFPE - Campus Recife
Palavras-chave:
Resíduos, Composição Gravimétrica, PNRSResumo
O atual panorama dos resíduos sólidos no Brasil está distante de ser aceitável. A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ocorrida em 2010, apenas confirma a necessidade de ações efetivas na gestão desses materiais. Para possibilitar a criação de medidas eficazes é preciso que se conheça a situação. Partindo desta premissa, o presente estudo visa a obtenção de diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no IFPE – Campus Recife. O projeto foi realizado em duas principais etapas que foram desenvolvidas simultaneamente, investigação através de entrevistas e visitas aos principais setores geradores, e análise gravimétrica dos resíduos gerados nos principais blocos do Campus. Durante todo o estudo, foi possível perceber a ausência completa de um plano de gerenciamento ou algo que norteie as ações. Ao mesmo tempo, também foi perceptível a possibilidade de implantação de um plano simples, uma vez que os resíduos gerados não diferem muito dos resíduos domésticos. Dessa forma, o que se conclui através desta pesquisa é uma situação atual que não condiz com a legislação ou com os princípios da sustentabilidade, mas que pode ser revertida com a elaboração de um plano norteador e a investida na educação ambiental em meio a comunidade acadêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.