Quem planta, colhe: relato de experiência docente sobre jogo gamificado na cadeia produtiva alimentar aplicado no 8º ano de ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14583288

Palabras clave:

Enseñanza de las ciencias, Metodologías activas, Protagonismo del alumno

Resumen

El juego posiciona a los estudiantes como protagonistas a través de prácticas interactivas y colaborativas. El objetivo de este estudio fue informar sobre una propuesta didáctica gamificada para la enseñanza de las ciencias, basada en el análisis de la cadena de producción de alimentos. La metodología se basó en una propuesta didáctica de juego de mesa, estructurada en seis fases que representan etapas críticas en la producción de alimentos, como el uso de pesticidas químicos, el transporte y los residuos. Divididos en grupos, los alumnos de 8º curso analizaron los impactos socioambientales y propusieron estrategias para mitigar los efectos negativos de estas etapas, integrando argumentos económicos, sociales y ambientales. Como resultado, los alumnos demostraron una mayor comprensión de los impactos medioambientales, desarrollaron habilidades socioemocionales como el trabajo en equipo y el pensamiento crítico, y propusieron soluciones creativas a problemas reales. La conclusión destaca el potencial de este enfoque para estimular la reflexión crítica, la autonomía y el protagonismo de los estudiantes en la enseñanza de las ciencias.

Biografía del autor/a

Lúcia Beatriz Ott Ferreira, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA/Uruguaiana

Doutoranda em Educação em Ciências - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Uruguaiana). Mestre em Ciências e Tecnologias na Educação - PPGCITED (IFSul/CAVg). Mestre em Educação em Ciências na Escola Superior de Educação (ESE) do (IPB), Portugal. Especialista em Educação Ambiental (UNIVEST). Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduada em Biologia (CRBio 58832-03) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Advogada inscrita na OAB/RS 90.549. Professora de Ciências da Prefeitura Municipal de Rio Grande. Professora de Ciências da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Cláudia Lilian Alves dos Santos, IFBA - Campus Brumado

MESTRA em zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus - BA. PÓS-GRADUADA lato senso em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, Polo Brumado. GRADUADA em licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DCH, Campus VI, Caetité BA. COORDENADORA da linha de pesquisa GPA - Grupo de produção acadêmica/IFBA cadastrada no CNPQ. Parecerista Ad-hoc da Revista Binacional Brasil - Argentina: diálogo entre as ciências - RBBA. Atuou como Tutora na pós-graduação do curso de mídias da educação - UESB. Foi Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Docente EBTT) e Magistério Superior do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Vitória da Conquista - BA (2018-2020), onde ministrou as disciplinas de Biologia geral, Ecologia Geral (nível médio-técnico integrado) e Microbiologia e Ecologia Aplicada (nível superior- Curso de Engenharia Ambiental). Docente (atual) de Biologia do Instituto Federal da Bahia, Campus Brumado. Mentora Acadêmica; Membro Academus e Programa de Produção Acadêmica (PPA) do Prof. Felipe Asensi; Membership do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) e Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca). Organizadora do livro “Professor ser ativo”, Mídias digitais e Metodologias ativas: Dificuldades do ensino remoto x Reflexões da prática docente.

Experiência como Avaliadora de Projeto de extensão na área multidisciplinar e participação em Comissão de Avaliação dos Projetos de Extensão da PROEX pelo IFBA e parecerista de projetos de Iniciação científica PIBIC- CNPq/IF Baiano IFBaiano.  Orientação e supervisão de monitoras de ensino. Organizadora de livros sobre Metodologias Ativas, Agroecologia e Anais da Jornada de Produção Acadêmica.  

Também possui experiência na área de biologia geral, metodologia científica, engenharia ambiental, educação ambiental, zoologia, microbiologia, ecologia e etologia. Além de coordenação e atuação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Jean Mary Alves das Chagas, SEEC-RN e SMEC- João Câmara/RN

Especialista em Língua Portuguesa e Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Potiguar -RN.  Professor de Ensino Fundamental dos anos iniciais pela SEEC-RN e SMEC- João Câmara/RN.

Bernardo José Mainardes Bayer

Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista, e Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (Faculeste, Capanema/PR). Especialização Docente no Ensino da Matemática (UP, Curitiba/PR). Licenciado em Pedagogia (FAEL, Curitiba/PR).

Michel Mansur Machado, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA/Uruguaiana

Graduação em Farmácia e Bioquímica com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2002), especialização em Laboratório Clínico (2005), MBA em Processos de Aplicações Digitais pela UNOPAR (2019), Especialização em Bioinformática pela Unyleya (2022), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFSM (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM (2010). Atualmente cursando Bacharelado em Engenharia de Software no Centro Universitário Internacional (UNINTER 2022 - 2026). Atua como Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, onde é o líder do Grupo de Pesquisa em Farmacoinformática e do Conecta: Ciência e Tecnologia, além de ser o Coordenador do Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (Convênio Ministério da Saúde / Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul / Prefeitura Municipal de Uruguaiana / UNIPAMPA) e Professor Orientador nos Programas de Pós-Graduação Educação em Ciências da UNIPAMPA (RS) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIPAMPA e da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Realiza trabalhos com a área de Farmacoinformática, Network Pharmacology e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Citas

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dez. 2024.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

Ott Ferreira, L. B., Alves dos Santos, C. L., Alves das Chagas, J. M., Mainardes Bayer, B. J., & Machado, M. M. (2024). Quem planta, colhe: relato de experiência docente sobre jogo gamificado na cadeia produtiva alimentar aplicado no 8º ano de ciências. Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente E Sustentabilidade ISSN 2965-5730, 2(2), 23–33. https://doi.org/10.5281/zenodo.14583288