Veredas da subjetividade
vivência e relato pessoal de estudantes sobre visita técnica ao Parque Nacional do Catimbau
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13328912Palabras clave:
Parque Nacional do Catimbau, Vivência, Relato pessoal, Ensino Médio IntegradoResumen
Este artigo de relato de experiência aborda a produção de texto, tendo como base o gênero relato pessoal, após a visita ao Parque Nacional do Catimbau, realizada pelos alunos dos cursos técnicos integrados do IFPE Campus Caruaru nos dias 27, 28 de novembro e 4 de dezembro de 2023. A visita teve como objetivo proporcionar uma experiência prática e integrativa. Orientados por docentes, os estudantes exploraram trilhas e observaram formações rochosas e pinturas rupestres. Os relatos pessoais, por sua vez, produzidos pelos estudantes e orientados pelo docente do componente curricular Português II, tinham como objetivos perceber como a linguagem permeia a nossa relação com o tempo e com o meio ambiente e observar como o sujeito pode, através da linguagem, criar um mundo mítico e imaginado a partir da realidade objetiva.
Citas
ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da. “INTRODUÇÃO: ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA FORMAÇÃO HUMANA, PARA UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA”. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da (org.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, p. 9-10.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
MATURANA, Humberto R; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
MORAES, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. “ENSINO MÉDIO INTEGRADO: FUNDAMENTOS E INTENCIONALIDADE FORMATIVA”. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da (org.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, p. 419-433.
SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 61-78.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Biomas - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade - ISSN: 2965-5730

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
CC Attribution 4.0 International