Veredas da subjetividade

vivência e relato pessoal de estudantes sobre visita técnica ao Parque Nacional do Catimbau

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13328912

Keywords:

Parque Nacional do Catimbau, Vivência, Relato pessoal, Ensino Médio Integrado

Abstract

Este artigo de relato de experiência aborda a produção de texto, tendo como base o gênero relato pessoal, após a visita ao Parque Nacional do Catimbau, realizada pelos alunos dos cursos técnicos integrados do IFPE Campus Caruaru nos dias 27, 28 de novembro e 4 de dezembro de 2023. A visita teve como objetivo proporcionar uma experiência prática e integrativa. Orientados por docentes, os estudantes exploraram trilhas e observaram formações rochosas e pinturas rupestres. Os relatos pessoais, por sua vez, produzidos pelos estudantes e orientados pelo docente do componente curricular Português II, tinham como objetivos perceber como a linguagem permeia a nossa relação com o tempo e com o meio ambiente e observar como o sujeito pode, através da linguagem, criar um mundo mítico e imaginado a partir da realidade objetiva.

Author Biography

André Filipe Pessoa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Caruaru

André Filipe Pessoa, professor de Ensino Médio, Técnico e Superior do IFPE-Campus Caruaru, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), tendo como linha de pesquisa Literatura e Estudos Culturais/Pós-Coloniais. Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela FAFIRE-PE (2010) e Graduado em Licenciatura Plena em Letras pelas FAINTVISA - Vitória do Santo Antão/PE (2008). Com experiência nas áreas de Ensino de Literatura, Língua Inglesa e Língua Portuguesa, nos seguintes temas: Literatura, leiturização, ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira, compreensão e produção textual. Durante o mestrado investigou as relações formais e de representação da poesia de Naomi Shihab Nye. Atualmente investiga a relação da literatura árabe estadunidense com o aspecto corporal e espiritual da linguagem poética contemporânea.

References

ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da. “INTRODUÇÃO: ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA FORMAÇÃO HUMANA, PARA UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA”. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da (org.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, p. 9-10.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MATURANA, Humberto R; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MORAES, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. “ENSINO MÉDIO INTEGRADO: FUNDAMENTOS E INTENCIONALIDADE FORMATIVA”. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da (org.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, p. 419-433.

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 61-78.

Published

2024-08-15

How to Cite

Pessoa, A. F. (2024). Veredas da subjetividade: vivência e relato pessoal de estudantes sobre visita técnica ao Parque Nacional do Catimbau. Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente E Sustentabilidade ISSN 2965-5730, 2(1), 55–63. https://doi.org/10.5281/zenodo.13328912