Quem planta, colhe: relato de experiência docente sobre jogo gamificado na cadeia produtiva alimentar aplicado no 8º ano de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14583288

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Metodologias Ativas, Protagonismo estudantil

Resumo

O jogo posiciona os estudantes como protagonistas através de práticas interativas e colaborativas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi relatar uma proposta didática gamificada para o ensino de Ciências, baseada na análise da cadeia produtiva alimentar. A metodologia baseou-se em uma proposta didática de jogo de tabuleiro, estruturado em seis fases que representam etapas críticas da produção de alimentos, como uso de defensivos químicos, transporte e desperdício. Divididos em grupos, os alunos do 8º ano analisaram os impactos socioambientais e propuseram estratégias para mitigar os efeitos negativos dessas etapas, integrando argumentos econômicos, sociais e ambientais. Como resultados, os alunos demonstraram maior compreensão sobre os impactos ambientais, desenvolveram habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e pensamento crítico, e criaram soluções criativas para problemas reais. A conclusão evidencia o potencial dessa abordagem em estimular a reflexão crítica, a autonomia e o protagonismo estudantil no ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Lúcia Beatriz Ott Ferreira, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA/Uruguaiana

Doutoranda em Educação em Ciências - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Uruguaiana). Mestre em Ciências e Tecnologias na Educação - PPGCITED (IFSul/CAVg). Mestre em Educação em Ciências na Escola Superior de Educação (ESE) do (IPB), Portugal. Especialista em Educação Ambiental (UNIVEST). Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduada em Biologia (CRBio 58832-03) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Advogada inscrita na OAB/RS 90.549. Professora de Ciências da Prefeitura Municipal de Rio Grande. Professora de Ciências da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Cláudia Lilian Alves dos Santos, IFBA - Campus Brumado

MESTRA em zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus - BA. PÓS-GRADUADA lato senso em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, Polo Brumado. GRADUADA em licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DCH, Campus VI, Caetité BA. COORDENADORA da linha de pesquisa GPA - Grupo de produção acadêmica/IFBA cadastrada no CNPQ. Parecerista Ad-hoc da Revista Binacional Brasil - Argentina: diálogo entre as ciências - RBBA. Atuou como Tutora na pós-graduação do curso de mídias da educação - UESB. Foi Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Docente EBTT) e Magistério Superior do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Vitória da Conquista - BA (2018-2020), onde ministrou as disciplinas de Biologia geral, Ecologia Geral (nível médio-técnico integrado) e Microbiologia e Ecologia Aplicada (nível superior- Curso de Engenharia Ambiental). Docente (atual) de Biologia do Instituto Federal da Bahia, Campus Brumado. Mentora Acadêmica; Membro Academus e Programa de Produção Acadêmica (PPA) do Prof. Felipe Asensi; Membership do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) e Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca). Organizadora do livro “Professor ser ativo”, Mídias digitais e Metodologias ativas: Dificuldades do ensino remoto x Reflexões da prática docente.

Experiência como Avaliadora de Projeto de extensão na área multidisciplinar e participação em Comissão de Avaliação dos Projetos de Extensão da PROEX pelo IFBA e parecerista de projetos de Iniciação científica PIBIC- CNPq/IF Baiano IFBaiano.  Orientação e supervisão de monitoras de ensino. Organizadora de livros sobre Metodologias Ativas, Agroecologia e Anais da Jornada de Produção Acadêmica.  

Também possui experiência na área de biologia geral, metodologia científica, engenharia ambiental, educação ambiental, zoologia, microbiologia, ecologia e etologia. Além de coordenação e atuação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Jean Mary Alves das Chagas, SEEC-RN e SMEC- João Câmara/RN

Especialista em Língua Portuguesa e Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Potiguar -RN.  Professor de Ensino Fundamental dos anos iniciais pela SEEC-RN e SMEC- João Câmara/RN.

Bernardo José Mainardes Bayer

Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista, e Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (Faculeste, Capanema/PR). Especialização Docente no Ensino da Matemática (UP, Curitiba/PR). Licenciado em Pedagogia (FAEL, Curitiba/PR).

Michel Mansur Machado, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA/Uruguaiana

Graduação em Farmácia e Bioquímica com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2002), especialização em Laboratório Clínico (2005), MBA em Processos de Aplicações Digitais pela UNOPAR (2019), Especialização em Bioinformática pela Unyleya (2022), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFSM (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM (2010). Atualmente cursando Bacharelado em Engenharia de Software no Centro Universitário Internacional (UNINTER 2022 - 2026). Atua como Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, onde é o líder do Grupo de Pesquisa em Farmacoinformática e do Conecta: Ciência e Tecnologia, além de ser o Coordenador do Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (Convênio Ministério da Saúde / Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul / Prefeitura Municipal de Uruguaiana / UNIPAMPA) e Professor Orientador nos Programas de Pós-Graduação Educação em Ciências da UNIPAMPA (RS) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIPAMPA e da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Realiza trabalhos com a área de Farmacoinformática, Network Pharmacology e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Referências

FRAGA, Vinícius Munhoz ; FONSECA, Taís Pereira da ; BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira; PEREIRA, Marcus Vinicius. Super Colheita: uma proposta de gamificação no estudo de frutas, hortaliças e derivados em um curso técnico em Alimentos. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 9, n. 1, p. e212723. 2023. https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2127. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2127. Acesso em: 18 de dez. 2024.

JAPIASSU, Renato Barbosa; RACHED, Chennyfer Dobbins Abi. A gamificação no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Revista Educação em Foco, v. 12, n. 1, p. 49-60, 2020. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2020/03/Renato-Revista-Educac_a_o-em-Foco.pdf. Acesso em: 9 dez. 2024.

MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian.; MORAN, José Manuel. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.

NASCIMENTO, Tuliana Euzébio do; COUTINHO, Cadidja. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências. Multiciência Online, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santiago, 2016. ISSN 2448-4148. Disponível em: http://urisantiago.br/multicienciaonline/adm/upload/v2/n3/7a8f7a1e21d0610001959f0863ce52d2.pdf

PIAGET, Jean; MUNARI, Alberto. Coleção Educadores. Tradução e organização: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 156 p. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4676.pdf. Acesso em: 18 de dez de 2024.

QUEIROZ, Márcia Albuquerque; SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda. As metodologias ativas no ensino de biologia: possibilidades e desafios com o uso da gamificação no processo de ensino/aprendizagem de Areial – PB. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de

Ciências (CONAPESC), 7., Areial, PB, Anais... Areial, 2024. Disponível em:

https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/86821. Acesso em:

dez. 2024.

SEABRA, Adriene Damasceno; COSTA, Victor Oliveira da; BITTENCOURT, Estefanny da Silva; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; BENTO-TORRES, João; BENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver. Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no

ensino em ciências do movimento. Educação e Pesquisa, v. 49, 2023. Disponível

em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255299.Acesso em: 10 dez. 2024.

SILVA, Camila Muniz; MASARO, Rita Eliana; PAULA, Alessandro Vinicius de. A gamificação como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Revista Valore, v. 9, 2024. Disponível em:

https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1341. Acesso em: 9

dez. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Ott Ferreira, L. B., Alves dos Santos, C. L., Alves das Chagas, J. M., Mainardes Bayer, B. J., & Machado, M. M. (2024). Quem planta, colhe: relato de experiência docente sobre jogo gamificado na cadeia produtiva alimentar aplicado no 8º ano de ciências. Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente E Sustentabilidade ISSN 2965-5730, 2(2), 23–33. https://doi.org/10.5281/zenodo.14583288