Análise de desempenho de um protótipo de motor pneumático para aplicação em bancada didática

Autores

  • Camilo Gustavo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

motor watt, pneumático, rendimento

Resumo

A evolução do conhecimento em fenômenos térmicos permitiu que cientistas criassem e aperfeiçoassem máquinas que possibilitaram transformar energia calorífica em energia mecânica, estas são chamadas de motores térmicos. O estopim da pesquisa sobre o assunto foi à criação da primeira máquina térmica com rendimento industrial, a máquina de James Watt, dando inicio à revolução industrial. O objetivo deste artigo é fornecer ao leitor uma análise aprofundada do desempenho de um equipamento protótipo, com princípios termodinâmicos semelhantes à máquina de Watt, denominado de protótipo de motor pneumático. Para que isto seja possível primeiramente serão fornecidos as definições e os conceitos dos princípios pneumáticos e termodinâmicos que envolvem o funcionamento do equipamento, posteriormenteserá detalhado cada componente do motor e suas características construtivas,a seguir será apresentada uma série de aferições com base em ensaios experimentais do protótipo, promovendo assim a quantificação das variáveis do motor relacionadas ao seu rendimento, por fim seráobtido o rendimento geral do motor objeto de estudo variando a pressão de trabalho. Embora demonstrativo e experimental, o motor é de excelente auxílio ao estudo da pneumática e da transmissão de movimento em motores, fornecendo uma eficiência de 2 a 5%.

Biografia do Autor

Camilo Gustavo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Engenheiro Mecânico e Bacharel em Ciência e Tecnologia formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no momento está a vinculado ao programa de Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Pós Graduação em Energias Renováveis pela Universidade Potiguar. Atualmente docente do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CT-GÁS/ER).

Referências

EBEL, F; CROSER, P. Apostila pneumática: nível básico. São Paulo: FESTO, 2002. 35 p.

FONTES, F. A. O. Capitulo 1: Introdução aos motores de combustão interna. Rio Grande do Norte: UFRN, 2014;

MORAES, C; ABREU, C. M. A história das máquinas: ABIMAQ 70 anos. 1 ed. São Paulo: Magma, 2006.

MORAN, M. J; SHAPIRO, H. N. Princípios de termodinâmica para engenharia. 6 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

NAZARIO, C. Z; QUADROS, M. L. Apostila Desenvolvimento de sistemas de controle: série automação industrial. Rio Grande do Sul: SENAI, 2013. 144 p.

SOUSA, Z. Elementos de máquinas térmicas. 3 ed. Rio de Janeiro: EFEI, 1980.

TIPLER, P; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações e termodinâmicas. Vol 1. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

VAN WYLEN, G. J; SONNTAG, R. E; BORGNAKKE, C. Fundamentos da termodinâmica clássica. 4 ed. São Paulo: E. Blucher, 2008.

VIEIRA, A. N. Apostila motores térmicos. Rio Grande do Norte: UFRN, 2014. 59 p.

YOUNG, H. D; FREEDMAN, R. A. Física II: termodinâmica e ondas. Vol 2. 12 ed. São Paulo: Addison Wesley, 2008.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

ARTIGO