O desafio da educação ambiental: jogos de tabuleiro como instrumento pedagógico no processo de aprendizagem em escolas públicas

The environmental education challenge: board games as a pedagogic tool in the learning process in public schools

Autores/as

Palabras clave:

Jogos interativos, Educação ambiental, Manguezal, Cidadania Ambiental

Resumen

A utilização de jogos pedagógicos em sala de aula tem sido um importante aliado no processo de aprendizagem. Com objetivo de elaborar algo capaz de desenvolver o aprendizado, interação e pensamento crítico, foi criado um jogo de tabuleiro para alunos de escolas da rede pública dos ensinos fundamentais finais e médio com a temática ambiental sobre o ecossistema Manguezal. O jogo foi criado a partir de buscas em portais de periódicos, sites oficiais, cartilhas educativas e livros. Previamente, aplicou-se conteúdo teórico para que seja iniciado o jogo de tabuleiro “Carangame”. Os alunos do ensino fundamental mostraram maior interesse e aproveitamento do conteúdo, do que os alunos do ensino médio. Jogos de tabuleiro podem ser considerados uma boa estratégia para o aprendizado das temáticas ambientais, viabilizando escolas com diferentes realidades e indivíduos em diferentes níveis de aprendizado, adquirir conhecimento para a prática cidadã e protagonismo social.

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Publicado

2024-04-26

Cómo citar

Oliveira, J. S. e S., & Souza, N. L. de. (2024). O desafio da educação ambiental: jogos de tabuleiro como instrumento pedagógico no processo de aprendizagem em escolas públicas: The environmental education challenge: board games as a pedagogic tool in the learning process in public schools. Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente E Sustentabilidade ISSN 2965-5730, 1(2), 15–28. Recuperado a partir de https://revistas.ifpe.edu.br/biomas/article/view/504