O desafio da educação ambiental: jogos de tabuleiro como instrumento pedagógico no processo de aprendizagem em escolas públicas
The environmental education challenge: board games as a pedagogic tool in the learning process in public schools
Palabras clave:
Jogos interativos, Educação ambiental, Manguezal, Cidadania AmbientalResumen
A utilização de jogos pedagógicos em sala de aula tem sido um importante aliado no processo de aprendizagem. Com objetivo de elaborar algo capaz de desenvolver o aprendizado, interação e pensamento crítico, foi criado um jogo de tabuleiro para alunos de escolas da rede pública dos ensinos fundamentais finais e médio com a temática ambiental sobre o ecossistema Manguezal. O jogo foi criado a partir de buscas em portais de periódicos, sites oficiais, cartilhas educativas e livros. Previamente, aplicou-se conteúdo teórico para que seja iniciado o jogo de tabuleiro “Carangame”. Os alunos do ensino fundamental mostraram maior interesse e aproveitamento do conteúdo, do que os alunos do ensino médio. Jogos de tabuleiro podem ser considerados uma boa estratégia para o aprendizado das temáticas ambientais, viabilizando escolas com diferentes realidades e indivíduos em diferentes níveis de aprendizado, adquirir conhecimento para a prática cidadã e protagonismo social.
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