Cultivando saberes e tecnologias: o reuso da água para o plantio de hortas em comunidades tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17956715Keywords:
Comunidades Tradicionais, Gestão sustentável da água, Hortas, Meio AmbienteAbstract
Após a pandemia da COVID-19, à crise mundial da saúde somam-se as crises ambiental e econômica, que vêm ocasionando o aumento do desemprego e da insegurança alimentar. Frente a esse cenário, surge o seguinte questionamento: como assegurar o consumo de alimentos saudáveis? Sabe-se que as hortas proporcionam inúmeros benefícios à saúde e ao meio ambiente. Contudo, a irrigação aumenta o consumo dos recursos hídricos do planeta. Para solucionar esse problema, a reutilização da água pode ser considerada uma alternativa para economizar e preservar as reservas disponíveis. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo projetar um sistema hidráulico para o reuso de água de pias de cozinha para o cultivo de hortas. A ideia tem como público-alvo as comunidades tradicionais e, como possíveis investidores, órgãos públicos, empresas privadas e ONGs. A solução busca resolver o problema identificado de forma inovadora, na medida em que a instalação da “miniestação” permite o cultivo em casa, assegurando o consumo de alimentos saudáveis sem aumentar a conta de água. Além disso, a proposta pode ser implementada tecnicamente, uma vez que tem similaridade com as estações de tratamento de esgoto já utilizadas para irrigação de áreas verdes. A solução tem potencial de obtenção de boa relação custo/benefício, tendo em vista o baixo custo, os inúmeros benefícios relacionados à preservação do meio ambiente e o caráter social, bem como pela visibilidade e pelo marketing atrelados à proposta. Ainda há a possibilidade de geração de receitas para os investidores, por meio da venda individual do sistema para outros interessados.
References
ARRUDA, Valmir Cristiano Marques de. Diretrizes para utilização de água de reúso na agricultura: estudo de cenários no semiárido pernambucano. Tese (Doutorado em Engenharia Civil), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. 192 f.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 698, de 13 de maio de 2022. Dispõe sobre os produtos saneantes categorizados como água sanitária e seu registro. Disponível em: <https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-698-2022_431566.html>. Acesso em: 18 jul. 2025.
CASTRO, Terena Peres de. Informe: o Dhana e a Covid-19 [livro eletrônico]: o direito humano à alimentação e à nutrição adequadas no contexto da pandemia/Terena Peres de Castro. Brasília, DF: FIAN Brasil, 2021.
MAYER, Mateus Cunha et al. Tratamento de esgoto na zona rural visando ao reúso agrícola no semiárido brasileiro. Revista DAE. São Paulo, v. 69, n. 229, pp 104-114, Ed. Esp. Mar. 2021.
PAUDEL, Devendra et al. COVID-19 pandemic, climate change, and conflicts on agriculture: A trio of challenges to global food security. Sustainability, v. 15, n. 10, p. 8280, 2023.
SILVA, Roberto Omena Barbosa da; MONTENEGRO, Suzana Maria Gico Lima; SOUZA, Weronica Meira de. Tendências de mudanças climáticas na precipitação pluviométrica nas bacias hidrográficas do estado de Pernambuco. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 22, n. 03, p. 579-589, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade ISSN 2965-5730

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
CC Attribution 4.0 International


