Preservação da identidade cultural: Conhecendo os indígena Kiriri de Mirandela
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17956542Keywords:
Jogo educativo, Scratch, Cultura Kiriri, Identidade cultural, InterculturalidadeAbstract
O presente projeto teve como objetivo desenvolver um jogo educativo na plataforma Scratch voltado à valorização da cultura da comunidade Kiriri, localizada em Mirandela, Bahia, buscando promover o fortalecimento da identidade cultural indígena e reconhecer as especificidades desse povo, evitando generalizações sobre os povos indígenas. A iniciativa utilizou recursos lúdicos e digitais para proporcionar aos estudantes uma experiência educativa sensível, significativa e interativa. O jogo tem por nome “Raízes: Ajude-nos a preservar”. O desenvolvimento contou com uma estudante responsável pela criação do jogo e a mediação de uma professora orientadora, além da participação da comunidade Kiriri na validação do conteúdo. O levantamento de dados iniciou-se com pesquisa bibliográfica sobre a cultura Kiriri, outros povos indígenas da Bahia e referências sobre ludicidade e gamificação aplicadas à educação. Em seguida, foram realizadas visitas à comunidade, durante a Primeira Feira Cultural e Jogos Indígenas Kiriri 2025, no Colégio Estadual Indígena Kiriri Índio Feliz (CEIKIF), em Banzaê, para coleta de informações culturais, registros visuais e sonoros. O jogo foi estruturado em níveis diferentes, contemplando a apresentação da personagem, o conhecimento sobre a comunidade e a contextualização do problema do esquecimento cultural, seguido por uma parte interativa composta por minigames, fotos e músicas. Ao concluir cada nível, os jogadores recebem medalhas, reforçando a aprendizagem e a progressão pedagógica planejada. A validação com os representantes do CEIKIF assegurou a fidelidade cultural e possibilitou ajustes finais no jogo. Os resultados indicam que o uso do Scratch facilitou a orientação à distância, a correção e o ajuste do jogo, promovendo agilidade no desenvolvimento. Além disso, o projeto evidenciou que é possível construir jogos educativos como ferramenta para promover a interculturalidade, a valorização da cultura e a sensibilização dos participantes sobre a diversidade cultural, contribuindo para uma aprendizagem lúdica e consciente.
References
Referências
BANIWA, Gersem José dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC, 2006.
BANDEIRA, Maria de Lourdes. Os Kiriri de Mirandela: um grupo indígena integrado. Salvador: Museu do Índio/FUNAI, 1972.
BARCELOS, Poliana Paz; COSTA, Roberta; SANTOS, Simone Vidal. Construção e validação de um jogo educativo como estratégia de ensino do processo de enfermagem na formação de enfermeiros. Revista Educação, v. 50, p. 1-20, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/87533. Acesso em: 21 set. 2025.
CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
LESSA, MAM. Desenvolvimento de um jogo educativo utilizando Scratch: uma experiência com discentes do ensino básico. Revista Brasileira de Educação a Distância, v. 22, n. 1, p. 1-10, 2023. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/17321. Acesso em: 21 set. 2025.
LUI23P. Raízes: ajude-nos a preservar. Scratch, 2025. Disponível em: https://scratch.mit.edu/projects/1164327767/fullscreen/. Acesso em: 26 set. 2025.
TEIXEIRA, Deglaucy Jorge; CRUZ, Dulce Márcia; GONÇALVES, Berenice Santos. Uma proposta de roteiro para game educativo com base no design de narrativa digital interativa. Revista Metamorfose, v. 2, n. 1, p. 252‑275, maio 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade ISSN 2965-5730

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
CC Attribution 4.0 International


