Preservação da identidade cultural: Conhecendo os indígena Kiriri de Mirandela

Authors

  • Maria Luiza da Silva ETI Prefeito João Lyra Filho
  • Jéssica Gomes de Araújo ETI Prefeito João Lyra Filho

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17956542

Keywords:

Jogo educativo, Scratch, Cultura Kiriri, Identidade cultural, Interculturalidade

Abstract

O presente projeto teve como objetivo desenvolver um jogo educativo na plataforma Scratch voltado à valorização da cultura da comunidade Kiriri, localizada em Mirandela, Bahia, buscando promover o fortalecimento da identidade cultural indígena e reconhecer as especificidades desse povo, evitando generalizações sobre os povos indígenas. A iniciativa utilizou recursos lúdicos e digitais para proporcionar aos estudantes uma experiência educativa sensível, significativa e interativa. O jogo tem por nome “Raízes: Ajude-nos a preservar”. O desenvolvimento contou com uma estudante responsável pela criação do jogo e a mediação de uma professora orientadora, além da participação da comunidade Kiriri na validação do conteúdo. O levantamento de dados iniciou-se com pesquisa bibliográfica sobre a cultura Kiriri, outros povos indígenas da Bahia e referências sobre ludicidade e gamificação aplicadas à educação. Em seguida, foram realizadas visitas à comunidade, durante a Primeira Feira Cultural e Jogos Indígenas Kiriri 2025, no Colégio Estadual Indígena Kiriri Índio Feliz (CEIKIF), em Banzaê, para coleta de informações culturais, registros visuais e sonoros. O jogo foi estruturado em níveis diferentes, contemplando a apresentação da personagem, o conhecimento sobre a comunidade e a contextualização do problema do esquecimento cultural, seguido por uma parte interativa composta por minigames, fotos e músicas. Ao concluir cada nível, os jogadores recebem medalhas, reforçando a aprendizagem e a progressão pedagógica planejada. A validação com os representantes do CEIKIF assegurou a fidelidade cultural e possibilitou ajustes finais no jogo. Os resultados indicam que o uso do Scratch facilitou a orientação à distância, a correção e o ajuste do jogo, promovendo agilidade no desenvolvimento. Além disso, o projeto evidenciou que é possível construir jogos educativos como ferramenta para promover a interculturalidade, a valorização da cultura e a sensibilização dos participantes sobre a diversidade cultural, contribuindo para uma aprendizagem lúdica e consciente.

References

Referências

BANIWA, Gersem José dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC, 2006.

BANDEIRA, Maria de Lourdes. Os Kiriri de Mirandela: um grupo indígena integrado. Salvador: Museu do Índio/FUNAI, 1972.

BARCELOS, Poliana Paz; COSTA, Roberta; SANTOS, Simone Vidal. Construção e validação de um jogo educativo como estratégia de ensino do processo de enfermagem na formação de enfermeiros. Revista Educação, v. 50, p. 1-20, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/87533. Acesso em: 21 set. 2025.

CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

LESSA, MAM. Desenvolvimento de um jogo educativo utilizando Scratch: uma experiência com discentes do ensino básico. Revista Brasileira de Educação a Distância, v. 22, n. 1, p. 1-10, 2023. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/17321. Acesso em: 21 set. 2025.

LUI23P. Raízes: ajude-nos a preservar. Scratch, 2025. Disponível em: https://scratch.mit.edu/projects/1164327767/fullscreen/. Acesso em: 26 set. 2025.

TEIXEIRA, Deglaucy Jorge; CRUZ, Dulce Márcia; GONÇALVES, Berenice Santos. Uma proposta de roteiro para game educativo com base no design de narrativa digital interativa. Revista Metamorfose, v. 2, n. 1, p. 252‑275, maio 2017.

Published

2025-12-16

How to Cite

Silva, M. L. da, & Araújo, J. G. de. (2025). Preservação da identidade cultural: Conhecendo os indígena Kiriri de Mirandela. Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente E Sustentabilidade ISSN 2965-5730, 3(Edição Especial), 23–33. https://doi.org/10.5281/zenodo.17956542