O impacto do desconforto térmico na aprendizagem em Pernambuco: uma análise necessária
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14583268Keywords:
thermal discomfort, teaching-learning, PernambucoAbstract
Este artigo investiga a relação entre desconforto térmico e desempenho acadêmico dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE). O SAEPE, que avalia a qualidade educacional por meio de testes periódicos, é analisado junto com dados climáticos dos municípios pernambucanos. Os resultados indicam que temperaturas acima de 30ºC estão associadas a um desempenho acadêmico inferior, sugerindo que o desconforto térmico prejudica a concentração e a eficiência cognitiva. Algumas exceções ocorrem em municípios quentes com boa infraestrutura escolar. O estudo recomenda melhorar as condições térmicas nas escolas e sugere mais pesquisas sobre o impacto do calor. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, conforme Minayo (2009), e a metodologia quantitativa, seguindo Silveira e Gerhardt, para analisar dados brutos. Fontes incluíram dados do SAEPE e informações climáticas do INMET, além de uma revisão bibliográfica para contextualizar a pesquisa.
References
ANDRADE, M.; FERNANDES, C. Impactos ambientais nas avaliações educacionais. *Revista Brasileira de Educação*, v. 21, n. 3, p. 145-159, 2019.
BAKER, L. The effects of classroom temperature on student performance. *Journal of Environmental Psychology*, v. 22, n. 4, p. 375-386, 2002.
FISHER, K. The impact of temperature on learning: A review. *Educational Review*, v. 62, n. 1, p. 65-84, 2010.
GIVONI, B. *Climate and Comfort*. Van Nostrand Reinhold, 1994.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
HOUGHTON, R.; SMITH, J.; BROWN, K. Classroom climate and its impact on academic performance. *Journal of Educational Research*, v. 97, n. 2, p. 85-92, 2004.
KUHN, T. *The Structure of Scientific Revolutions*. University of Chicago Press, 1970.
LAN, L.; LIAN, Z.; ZHANG, H. Effects of indoor climate on student performance. *Indoor Air*, v. 21, n. 2, p. 92-101, 2011.
MALGORZATA, K. Subjective thermal comfort and its effect on learning outcomes. *Building and Environment*, v. 90, p. 100-110, 2015.
NICOL, J. F.; HUMPHREYS, M. A. *Adaptive Thermal Comfort: Principles and Practice*. Routledge, 2012.
PIAGET, J. *To Understand is to Invent: The Future of Education*. Viking Press, 1983.
SANTOS, A.; PEREIRA, M. Environmental monitoring technologies in schools. *Journal of Educational Technology*, v. 32, n. 1, p. 45-56, 2024.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade ISSN 2965-5730

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
CC Attribution 4.0 International