Sobre la revista

  • Foco e escopo

A revista BIOMAS visa publicar conhecimentos científicos sobre todos os aspectos da biodiversidade, meio ambiente e sustentabilidade, nos âmbitos local, nacional e internacional, sob a perspectiva interdisciplinar, e proporcionar ao público maior democratização do conhecimento, pelo acesso livre ao seu conteúdo.

  • Público-alvo

O público-alvo é composto por acadêmicos: professores, pesquisadores e estudantes das áreas referidas.

  • Processo de avaliação

Os originais recebidos passam por quatro etapas:

1)      Submissão a programas de controle de plágio e autoplágio: o objetivo é verificar o ineditismo do texto.

2)  Avaliação prévia pelo Conselho Editorial: o Conselho julga a adequação dos textos à linha editorial da revista; às normas de publicação por ela estabelecidas; e à qualidade do trabalho, isto é, o seu potencial de publicação.

3)      Processo duplo cego: caso passem por essa triagem inicial, os textos serão encaminhados para serem avaliados quanto ao mérito por especialistas.

4)  Decisão final: os pareceres emitidos passarão pela análise do Conselho Editorial, que dará decisão final emitindo um parecer consolidado.

Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, para garantir o processo de avaliação pelos pares cega. A avaliação envolve, pelo menos, dois pareceristas.

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

1)      Relevância do tema para a área de estudo.

2)      Diálogo com o conhecimento já produzido sobre a temática.

3)      Pertinência e atualidade da bibliografia.

4)      Clareza na exposição do objeto de estudo, objetivos e justificativa.

5)      Rigor na utilização dos conceitos.

6)      Consistência teórico-metodológica.

7)      Pertinência, clareza e fundamentação da metodologia empregada.

8)      Adequação, fundamentação e solidez argumentativa da análise.

9)      Boa estruturação do texto, com clara articulação entre as ideias.

Ao final da avaliação, o avaliador tem a possibilidade de escolher uma das seguintes opções oferecidas pelo sistema de gerenciamento eletrônico da revista:

•          Aceitar

•          Correções obrigatórias

•          Rejeitar

•          Submeter a outra revista

A opção “correções obrigatórias” deve ser utilizada nas situações em que o manuscrito tenha efetivo potencial de publicação. No caso de textos que exijam significativas modificações, indica-se sua rejeição. A opção “submeter a outra revista” deve ser utilizada quando o parecerista considerar que o trabalho não se alinha com o foco e escopo da revista BIOMAS.

Os autores receberão uma comunicação informando se seu texto foi aceito, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. No último caso, o artigo reformulado é submetido à nova rodada de avaliação. O Conselho Editorial reserva-se o direito de recusar artigos cujas modificações não atendam a contento às solicitações encaminhadas. No sumário, a sequência de artigos obedecerá a ordem de aceitação.

No último número de cada volume, é publicada uma lista completa com os nomes de todos os pareceristas que colaboraram com a revista ao longo do ano.

  • Periodicidade

A revista BIOMAS é uma publicação semestral, produzindo dois números por ano, agrupados em volumes. O primeiro número é publicado no período de maio a agosto. O segundo, de setembro a dezembro.

  • Política de acesso livre

A revista BIOMAS oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, e proporcionar maior democratização do conhecimento.

  • Indexadores da Revista Biomas

    OpenAire

    ROAD