Trilha ecopedagógica no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho: uma ferramenta facilitadora no estudo da Botânica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16593681Palavras-chave:
Plantas. Biologia. Metodologias Ativas. Parque Ecológico. Serra dos CavalosResumo
A atividade descrita teve como objetivo tornar o ensino de Botânica mais atrativo e significativo por meio de uma trilha ecopedagógica no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS). Participaram alunos do 3º período dos cursos técnicos integrados em Mecatrônica e Segurança do Trabalho, previamente preparados com aulas teóricas sobre o Reino Plantae e confecção de pranchas botânicas. A trilha de aproximadamente 4 km possibilitou o contato direto com diferentes grupos vegetais, líquens, fungos e elementos da Mata Atlântica, contribuindo para a superação de dificuldades de identificação observadas em sala. Os estudantes produziram relatórios com registros das espécies e reflexões ambientais. A atividade reforçou o protagonismo estudantil, a interdisciplinaridade e a sensibilização ecológica, conforme propõe a BNCC. Destacou-se ainda o engajamento em ações simbólicas de preservação, como o plantio de mudas e o combate à captura ilegal de aves. A trilha se consolidou como ferramenta pedagógica eficaz complementando as aulas tóricas e como ferramenta de educação ambiental.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/bncc. Acesso em: 2 jul. 2025.
CORRÊA, B. J. S.; VIEIRA, C. F.; ORIVES, K. G. R.; FELIPPI, M. Aprendendo botânica no ensino médio por meio de atividades práticas. Revista da SBEnBio, n. 9,. VI Enebio e VIII Erebio Regional 3, 2016.
REISS, M.; SIMON, S. Teaching about biology: a guide for teachers. London: Routledge, 2009.
ROCHA, M. B.; HENRIQUE, R, L.; QUITÁ C.; SILVEIRA, L. F.; VASCONCELLOS, V. Acta Scientiae. Canoas v.18 n.2 p.517-530, 2016.
SANTOS, I. V.; CALUMBY, R. J. N.; MOREIRA, I. F.; SILVA, V. A; MOREIRA, R. T. F. Prancha botânica digital como recurso didático-pedagógico no estudo de plantas medicinais. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.17, n.5, p. 01-17, 2024.
SILVA, D. S.; COSTA, K. M.; DANTAS, J. I. M. O uso de trilhas como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão sistemática. Diversitas Journal. Volume 8, Número 3, p. 1419– 1431, 2023.
SILVA, J. A. et al. Dificuldades no ensino de botânica no ensino médio: percepções de professores. Revista Brasileira de Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 45–61, 2010.
SILVA, S. L. S.; MACHADO, D. R. S.; JUNIOR, S. R. X.; DIAS, G. F. M., FERREIRA, G. R. B. Trilha ecológica como estratégia metodológica para o ensino da educação ambiental com ênfase na temática da biodiversidade. Revista Educação ambiental em ação, volume XXIII, número, 2017.
VASQUES, D. T.; FREITAS, K. C. de; URSI, S. (org.). Aprendizado ativo no ensino de botânica. São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2021.
XAVIER, T. M. T.; ARCHANJO; K. M. P. A.; CABANÊZ, P. A. O uso de trilhas ecológicas no processo ensinoaprendizagem de botânica aplicada à educação ambiental. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://regional2.sbenbio.org.br/publicacoes/2010/PQ037.pdf Acesso em julho de 2025.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade ISSN 2965-5730

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BIOMAS - Biodiversidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
CC Attribution 4.0 International