Análise comparativa entre os sistemas de propulsão diesel-elétrico e o sistema diesel-elétrico-mecânico em navios tipo Platform Supply Vessel
Palavras-chave:
PSV, Sistemas Auxiliares, Eficiência EnergéticaResumo
Neste trabalho será realizada uma comparação entre os sistemas diesel-elétrico e diesel-elétrico-mecânico (híbrido), estabelecendo
quais as principais características e deficiências desses sistemas. Posteriormente será calculada a demanda energética para um
navio hipotético navio PSV, para em seguida determinar o consumo de combustível para cada sistema propulsivo. Este tema de
pesquisa foi escolhido devido à crescente preocupação com as emissões de poluentes na atmosfera e busca por modelo propulsivo eficiente e que atenda todas as exigências da embarcação; juntamente com a alta competitividade do setor naval e o aumento da frota mundial de navios PSV. Como falado no primeiro parágrafo, neste trabalho foi feito um cálculo da demanda de energia a
bordo, tanto o cálculo da demanda por energia para propulsão quanto da demanda de energia elétrica a bordo. Assim foram dimensionados todos os motores e geradores necessários para suprir essa demanda energética. Em seguida foi realizado o cálculo do custo de combustível para os dois sistemas propulsivos. Foi possível observar que a introdução de sistemas propulsivo híbrido pode trazer muitas vantagens econômicas e precisa ser levado em conta na hora de projetar uma embarcação tipo PSV.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente instrumento, na qualidade de titular dos direitos de autor(a) do manuscrito submetido à CIENTEC, cedo permanentemente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os direitos relativos à edição, publicação e distribuição desse trabalho, bem como sua veiculação em mídia impressa e eletrônica, tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra.
Declaro expressamente que o manuscrito é original, que os autores aprovam a versão final, bem como as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e a publicação do artigo não viola direitos de terceiros.
Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.
Por fim, declaro que a elaboração do mencionado artigo tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.