Contribuições das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas

Amanda Souza Santos

Resumo


Esse estudo buscou elencar, a partir da atual conjuntura dos processos de ensino e aprendizagem, possíveis transformações que ocorrem nas práticas pedagógicas dos professores pelo uso das tecnologias digitais. Foi realizado um Estado da Arte, em que buscou-se artigos e livros em bancos de dados como o Google Acadêmico e na Revista Renote (UFRGS), delimitando-os entre os anos de 2010 à 2016. Os autores que mais contemplaram possibilidades de resposta ao questionamento foram: Mauri e Onrubia (2010); Garcia, Rabelo, Silva e Amaral (2011) e Kaieski, Grings e Fetter (2015). Observou-se que um novo papel de professor se faz necessário na contemporaneidade, desenvolvendo novas competências. Enfatiza-se que não se está afirmando as tecnologias digitais como determinantes nos processos de aprendizagem dos alunos, mas que não é necessário descartá-las, pois são ferramentas a serem analisadas nas práticas pedagógicas.


Palavras-chave


educação, ensino e aprendizagem, tecnologias, professor

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

GARCIA, Marta Fernandes; RABELO, Dóris Firmino; SILVA, Dirceu da. AMARAL, Sérgio Ferreira do. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/16108/8715. Acesso em: 20 jun. 2016.

KAIESKI, Naira; GRINGS, Jacques Andre; FETTER, Shirlei Alexandra. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do whatsapp. Revista Renote (Ufrgs). Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/issue/view/2737/showToc. Acesso em 20 jun. 2016.

MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 118-135. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed; 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


-------------------------------------------------------------------------------

Revista de Ciência, Tecnologia e Humanidades do IFPE (CIENTEC)
revistas.ifpe.edu.br
e-ISSN 1984-9710
ISSN 1984-7300

 

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária - Recife/PE - CEP: 50740-540
http://reitoria.ifpe.edu.br/

 

Fone: +55 81 21251691
cientec@reitoria.ifpe.edu.br